Mapa do SiteOutlook Mail

Transparência e controle social são temas de palestra da CGE em Parnaíba

PDF Imprimir E-mail

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) participa nesta sexta-feira (22) de uma programação voltada para estudantes do curso de Ciências Contábeis da Uninassau, em Parnaíba. 

Na data em que se celebra o Dia do Contador (22 de setembro), a instituição de ensino superior organiza uma visita técnica à Prefeitura Municipal de Parnaíba, prevista para as 8h, que culminará com uma palestra do auditor governamental da CGE, Antônio Filho, às 9h. 

O auditor vai abordar questões relacionadas à transparência e a importância do controle social. “A abordagem da nossa palestra será no sentido de apresentar as normas dos princípios da Transparência, as regras da Intosai (International Organization of Supreme Audit Institutions) adotadas pelo TCU e abordagem do controle interno, na questão do accountability, que traz um conjunto de procedimentos internos em que busca a aplicação dos recursos, avaliação da ação e por fim, a apuração de responsabilidade na aplicação desses recursos”, destacou o auditor, ao reforçar que tais normas contribuem para práticas mais transparentes.

“A Intosai disciplina a publicitação dos atos, como devem ser acompanhados, a importância dos Portais da Transparência, as sanções que podem ser decorrentes da inércia ou da não apresentação dessas informações seja pelos gestores ou por quem detém a informação. Isso contribui para o fortalecimento do controle social, que é o controle feito pelos cidadãos, que são os que fornecem recursos suficientes para essas ações e, ao mesmo tempo beneficiados pelas ações de políticas públicas. Então, é abordagem nesse sentido que a Controladoria participa fazendo essas ações no Estado, todos os dias, em diversos setores”, completou.⁠⁠⁠⁠

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar