Mapa do SiteOutlook Mail

Teresina sedia 17ª Reunião Técnica do Conaci

PDF Imprimir E-mail

 

Banner

Representantes de órgãos de Controle Interno de todo o Brasil estarão reunidos, em Teresina, onde irão participar da 17ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O evento acontecerá no Blue Tree Towers Rio Poty, nos dias 19 e 20 de novembro.

A abertura da reunião será realizada pelo presidente do Conaci, Gustavo Úngaro, ouvidor geral do Estado de São Paulo, e pelo controlador-geral do Estado do Piauí, Darcy Siqueira. O evento contará ainda com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias. 

Na ocasião, será lançado o aplicativo para dispositivos móveis chamado “De Olho na Gestão”, desenvolvido por meio de parceria entre Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e CGE. Haverá ainda a filiação da Controladoria Geral do Município de Teresina/PI ao Conaci.

As Reuniões Técnicas do Conaci acontecem trimestralmente com o intuito de promover intercâmbio de práticas e conhecimentos entre os órgãos de controle interno. De acordo com o controlador-geral do Piauí, o evento é uma grande oportunidade para troca de experiências que contribuam para o fortalecimento do controle interno no país e as boas práticas na gestão pública.

“As reuniões do Conaci têm proporcionado para a CGE-PI avanços significativos. Este ano, uma das ações mais importantes foi o diagnóstico dos procedimentos e ações de auditoria interna, realizado pela consultora canadense Libby MacRae. Isso foi possível a partir de uma parceria entre o Conaci e o Banco Mundial. A CGE-PI, como membro do Conaci, foi piloto nesse projeto que agora está em expansão para outros estados. Aliado ao nosso planejamento estratégico, as recomendações desse trabalho estão contribuindo para aperfeiçoar as nossas atividades”, considera Darcy Siqueira.

Programação

A programação do primeiro dia da 17ª RTC inclui discussões acerca de temas como a regulamentação da Lei de Acesso a Informação nos municípios e a prevenção e combate à corrupção, onde serão discutidos os pontos polêmicos de defesa da constitucionalidade da Lei Anticorrupção e o apoio à Campanha “10 Medidas contra a Corrupção”. 

Ainda será abordada a importância do Modelo de Excelência na Gestão Pública e a deliberação sobre as próximas fases da parceria com o Banco Mundial.

No segundo dia, entra em discussão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 45/2009) que estabelece as quatro macrofunções do Controle Interno (Auditoria, Controladoria, Corregedoria e Ouvidoria), em tramitação no Senado Federal; além da definição da agenda administrativa do Conaci e a elaboração do planejamento estratégico para 2016/2017. 

 

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar