Servidores da Prefeitura de Teresina conhecem Siscon

01.02.2016 - APRESENTACAO CONVENIOS - 2

Quatro órgãos da Prefeitura de Teresina receberam orientações, na manhã desta segunda-feira (01), sobre o Sistema de Gestão de Convênios do Estado (Siscon) com o propósito de melhorar a captação de recursos da Prefeitura junto ao Estado. O treinamento ocorreu na Controladoria-Geral do Estado (CGE), órgão responsável pelo gerenciamento e treinamento do Sistema.

Representantes das Secretarias Municipais de Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas); de Planejamento (Semplan); de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec); e da Fundação Municipal de Saúde (FMS) participaram da palestra, que também contou com a presença de um representante da Comunidade Terapêutica Padre Pio.

01.02.2016 - APRESENTACAO CONVENIOS

O Siscon permite o gerenciamento de forma consolidada de todos os convênios celebrados pelo Estado. Conhecendo o sistema, a prefeitura vai poder prestar conta de acordo com as normas que regem os convênios no Estado do Piauí.

Na oportunidade, o coordenador de Convênios da CGE, Helder Andrade, explicou sobre a operacionalização do sistema e orientou como prestar contas de convênios de despesas.

“Para elaborar propostas e firmar convênios de despesa com o Estado, é preciso ter acesso ao Sistema. Uma proposta de convênio deve ser elaborada para que o Estado avalie e emita parecer favorável ou desfavorável. Se for favorável, o convênio será firmado e o Estado informa o valor liberado para o convênio. A prestação de contas do recurso também deve ser feita pelo convenente no sistema”, afirma Helder Andrade, ao ressaltar que essas informações facilitam o monitoramento dos convênios de despesa no Estado.

01.02.2016 - APRESENTACAO CONVENIOS - 3

Maria José Sepúlveda, gerente de Promoção e Eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) de Teresina, participou da orientação e avaliou o sistema.

“Como usar a plataforma foi bem esclarecido, é fácil, não tem dificuldade, até porque já utilizamos a plataforma do Siconv (Portal de Convênios Federais) e ele (Siscon) é mais simples de se usar. Agora, vamos fazer levantamento com os órgãos para saber quais se encaixam com as nossas necessidades para firmar convênios”, disse.