Mapa do SiteOutlook Mail

Servidores capacitados fortalecem ações de controle no Estado

PDF Imprimir E-mail

Cerca de 150 servidores públicos estaduais receberam nesta terça-feira (20), o certificado do Curso de Formação que os tornam aptos a atuar no controle interno nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. A ação faz parte da reestruturação pelo qual passou o Sistema de Controle Interno do Estado, nos últimos meses, que padronizou procedimentos de análises de despesas do Governo, ampliando as ações de controle, por meio dos Núcleos de Controle Interno dos órgãos e entidades estaduais.

entrega-certificados3

A vice-governadora Margarete Coelho participou da solenidade e ressaltou a importância de um controle interno fortalecido para as gestões, sobretudo pelo auxílio na tomada de decisões.

“O melhor amigo do gestor é seu controle interno, pois o gestor não tem tempo de auditar todas as despesas, por isso o secretário precisa confiar na sua equipe. As tomadas de decisões nas gestões públicas nem sempre são precedidas desse exame necessário pelo gestor, então o controle interno bem qualificado e confiável, no sentido técnico da palavra, é extremamente importante e proporciona um ganho enorme para o serviço público. O controle interno possibilita que tomemos melhores decisões e, principalmente, melhore a qualidade do serviço e a qualidade do gasto”, destacou.

entrega-certificados2

De acordo com o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, o decreto estadual nº 17.526 que reestruturou o sistema de controle interno do poder executivo estadual exige a formação dos servidores que devem atuar nos Núcleos. Esses profissionais ampliam o alcance das análises de despesas do Governo, possibilitando economias e evitando possíveis falhas.

“Isso gera um ganho enorme para a sociedade, pois se antes, a CGE tinha 60 auditores para atuar no controle interno do Estado, agora, além dos auditores governamentais, temos mais 150 servidores em praticamente todos os órgãos capacitados com a mesma metodologia que os auditores da CGE utilizam. Então estamos mais que duplicando nossa força de trabalho”, assegurou.  

Confira mais fotos aqui

Receberam certificados do Curso de Formação servidores dos seguintes órgãos: ADAPI, ADH, Antares, CBM, Ccom, Cepro, CGE, CMTP, DER, Ceir, Detran, Delegacia Geral, DPE, Emater, Emgerpi, Fapepi, Fuespi, Fundespi, Gamil, Fundação Piauí Previdência, Hemopi, HGV, Hospital Infantil, HPM, Iaspi, Idepi, Imepi, Interpi, Jucepi, Lacen, MDER, PGE, PM PI, Sasc, SDR, Sead, Secid, Sejus, Sedec, Seduc, Sefaz, Sedet, Seduc, Sefaz, Secult, Segov, Seid, Semar, Setre, SSP, Seplan, Sesapi, Setrans, Vice-Governadoria e Coordenação de Recursos Hídricos.

entrega-certificados1

Maricélia Dantas Coutinho, coordenadora do Núcleo de Controle Interno da Secretaria de Educação falou em nome de todos os aprovados no curso. Para ela, a maior transformação na atuação dos Núcleos se deveu ao uso do Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN), ferramenta desenvolvida pela CGE, por meio da qual, possibilita avaliação mais rápida e eficaz de todos os processos de despesa.

“O curso de formação foi, sem dúvida, de qualidade inquestionável, professores qualificados e abordando temas importantíssimos para melhorar nossa atividade. Mas a implantação do SINCIN foi a mudança mais importante, pois além dos roteiros adequados às nossas atividades, a qualidade da análise foi bastante melhorada e os relatórios anexados nos processos analisados não vão mais ser vistos por todos dentro do órgão como análise só do controle interno, mas também da CGE. Isso dá uma credibilidade maior e uma segurança maior para nós que trabalhamos no Núcleo”, disse.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar