Mapa do SiteOutlook Mail

Seminário de Controle Interno reúne cerca de 200 servidores do Estado

PDF Imprimir E-mail

A Controladoria-Geral do Estado (CGE-PI), por meio da Gerência de Controle Interno, e a Secretaria de Administração, por meio da Escola de Governo, finalizaram na manhã desta sexta-feira (20), o Seminário de Controle Interno. O evento teve início na quinta-feira (19) com os gestores e encerrou hoje com palestras para cerca de 200 servidores que receberam orientações para a eficiência da gestão pública.

seminario-dia2.4

A superintendente de Projetos da Secretaria de Governo, Viviane Moura, abriu o ciclo de palestras abordando os principais aspectos das parcerias público-privadas.

seminario-dia2.3

 

Dando continuidade, o diretor da Unidade de Planejamento Estratégico da Secretaria de Planejamento do Estado, Manoel Lopes, explicou sobre o ciclo de gestão do planejamento e execução orçamentária, onde tratou da Lei Orçamentária Anual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e citou aspectos da Lei de Responsabilidade Fiscal além de ter orientado servidores para execução orçamentária eficiente.

seminario-dia2.1

A formalização do processo de despesa pública foi o tema abordado pelo auditor da CGE-PI, Kilmer Távora que apresentou os estágios da despesa pública e a importância da qualidade do gasto público.

seminario-dia2.2

Ainda durante o Seminário, o Analista do Tesouro Estadual  da Secretaria de Fazenda, Ricjardeson Dias, focou no novo plano de contas e suas implicações operacionais no processo de despesa, enquanto Maria Catarina, da Secretaria de Administração deu destaque ao controle dos gastos públicos.

Para o controlador-geral do Estado, o Seminário atingiu seu objetivo que foi despertar e conscientizar gestores e servidores da importância dessas temáticas para a melhoria da gestão pública.

 

“A intenção não é esgotar os assuntos nesses dois dias de Seminário, mas chamar a atenção para a necessidade do cumprimento dessas obrigações. Vários gestores demonstraram que foi muito importante e avaliamos como positiva a realização deste seminário”, disse o controlador, ao complementar que serão realizados em breve outros treinamentos voltados para temas mais específicos.

seminario-dia2.5

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar