Portal da Transparência registra mais de 22 mil acessos no 1º trimestre

O Portal da Transparência do Governo do Piauí recebeu no primeiro trimestre deste ano, 22.512 visitas, uma média de 7,5 mil acessos por mês. Março foi o mês de maior acesso, com 7.983 visitas; seguido de fevereiro, com 7.333 acessos; e janeiro, com 7.196 visitas.  Em 2015, o Portal da Transparência recebeu 89.458 visitas, uma média de 7,45 mil visitas por mês.

Acesse o Portal da Transparência do Governo Estadual

O Portal da Transparência é uma importante ferramenta para o cidadão acompanhar despesas e receitas do Governo, além de obter dados sobre convênios, servidores, patrimônio, obras, licitações e contratos. A Controladoria-Geral do Estado (CGE) é o órgão responsável pelo gerenciamento do site e utiliza informações da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), provenientes do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (SIAFEM) para manter o site atualizado. Além de garantir o acesso aos dados públicos, respeitando a Lei de Acesso à Informação, a CGE tem buscado aperfeiçoar as ferramentas de acesso para tornar mais fácil  a análise dos dados disponibilizados.

PORTALDATRANSPARENCIA

"A CGE está fazendo um trabalho de uniformização do Portal para que todas as consultas disponibilizadas sigam um mesmo padrão. Fizemos alterações nos módulos de despesa, receita, convênios estaduais, obras e licitações e agora estamos finalizando o módulo do pagamento de servidores. Agora é possível fazer download de todos os dados e exportar para planilhas. As novas funcionalidades vão permitir análises gerenciais dos dados disponibilizados", explica o gerente de Tecnologia da Informação da CGE, Márcio Barros.

Para o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, as mudanças são necessárias para fomentar ainda mais o controle social.

"Não basta o Estado ser transparente, ele precisa ser claro nas suas informações. O cidadão precisa ter acesso à informação e saber interpretá-la para avaliar a eficiência da máquina pública. É com este objetivo que a Controladoria tem buscado aperfeiçoar os sistemas já existentes e ampliar os canais de comunicação com o cidadão".