Mapa do SiteOutlook Mail

Portal da Transparência fecha 2014 com mais de 78 mil acessos

PDF Imprimir E-mail

O Portal da Transparência do Estado do Piauí fechou o ano de 2014 com 78.055 acessos, uma média de 6.504 visitas por mês. A maior quantidade de consultas foi registrada no mês de maio, com o recorde de quase 8 mil acessos (7.962).

acessos-portaltransparencia-2013

acessos-portaltransparencia-2014

Em comparação com o ano de 2013, houve um aumento de 22% das buscas no sistema. Os dados referentes a 2013 só foram contabilizados no período de abril a dezembro, tendo em vista que somente a partir de abril o Estado do Piauí veio a adquirir o sistema de análise estatística. Naquele ano, foram registrados 49.981 acessos, uma média de 5,5 mil acessos mensais. No mesmo período de 2014, foram registrados 61.135 acessos ao Portal da Transparência. Desde a sua implantação até o final do ano passado, foram registrados 128.036 acessos ao Portal.

EVOLUÇÃO – Após sucessivas melhorias realizadas pela Gerência de Tecnologia da Informação da Controladoria Geral do Estado (CGE-PI), responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema, a forma como as informações são disponibilizadas e pesquisadas no Portal ficou ao mesmo tempo mais simples e rica. Foram implementadas novas ferramentas de busca que possibilitam cruzamentos e análises qualitativas com o objetivo de dar ao cidadão uma visão gerencial dos gastos do Estado.

O resultado desse avanço foi apresentado na avaliação feita em 2014 pela ONG Contas Abertas que mostrou que o Estado saltou da 24ª (em 2012) para a 5ª posição (em 2014) no índice de transparência.

Essa já é a terceira avaliação realizada pela ONG, que julga de dois em dois anos os critérios de usabilidade, série histórica e frequência de atualização e conteúdo. Em uma comparação das duas últimas edições é possível perceber uma grande evolução no desempenho do estado. Em 2012, a média geral do Piauí foi de 3,96; em 2014, a média subiu para 7,21.

Para o gerente da área de TI da CGE-PI, Márcio Barros, investimentos na área possibilitaram esse avanço e a meta é melhorar cada vez mais. "O Portal da Transparência é um importante instrumento para que a população possa exercer efetivamente sua cidadania. Através dele, o contribuinte poderá acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos em benefício da sociedade", disse.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar