Mapa do SiteOutlook Mail

Portal da Transparência teve mais de 40 mil acessos em 2014

PDF Imprimir E-mail

MARCIO-TI-CGE

O Portal da Transparência do Estado do Piauí contabilizou, entre os meses de janeiro e julho de 2014, mais de 40 mil acessos. O número é resultado de uma transformação pela qual o site tem passado nos últimos meses com a finalidade de melhorar a usabilidade e consequentemente o acesso a informações por parte do cidadão.

Até a metade do mês de julho, o Portal da Transparência teve 40.964 acessos, sendo o mês de maio o que apresentou maior número de visitas, totalizando 7.962. No primeiro semestre foram registrados 38.093 acessos. Segundo o aplicativo utilizado na elaboração das estatísticas de acesso, a média entre os meses de janeiro e julho foi de 6.348 visitas.

O Portal da Transparência é uma ferramenta bastante útil à população, pois através dele é possível acompanhar a gestão dos recursos públicos no âmbito do Poder Executivo Estadual. No site encontram-se disponíveis informações de despesas públicas, transferências constitucionais e legais do Estado aos Municípios, relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual, bem como dados sobre licitações e obras realizadas pelo Estado, remuneração dos servidores, convênios e receita bruta arrecadada.

Para Márcio Barros, auditor governamental da área de TI da Controladoria Geral do Estado, o site passou, nos últimos meses, por uma reformulação completa com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos gastos públicos. “O portal está mais simples. Melhoramos critérios como a usabilidade e a disponibilização do conteúdo, gerando novas ferramentas de busca ao cidadão. Essas mudanças tiveram impacto direto na forma como o usuário acessa o portal”, informa Márcio Barros, acrescentando que a nova versão também disponibiliza dados através de gráficos, comparativos e percentuais de determinados itens de despesas sobre o todo. "Dessa forma, temos informações mais gerenciais e didáticas à disposição do público".

As melhorias implementadas possibilitaram ao Portal o reconhecimento a nível nacional. Em avaliação realizada este ano pela ONG Contas Abertas, o Piauí conseguiu sair da lanterna do ranking dos Portais da Transparência, onde figurava como o 24º e saltou para o 5º lugar, ficando atrás apenas do Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina.

“Nosso objetivo agora é melhorar ainda mais a forma como os cidadãos acompanham a aplicação dos recursos do erário. Percebemos que não basta ter a informação disponível de forma on-line, é preciso fazer com que esta seja facilmente encontrada e que o público possa avaliar, a partir de mecanismos do próprio site, a eficiência e eficácia da gestão dos gastos públicos”, completa o auditor da CGE.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar