Mapa do SiteOutlook Mail

Portal da Transparência do Governo é tema de palestra no 3º Fogespi

PDF Imprimir E-mail

O Portal da Transparência do Governo do Piauí foi tema de palestra realizada na noite dessa quinta-feira (19) durante o 3º Fórum de Gestão Pública, promovido pelo Conselho Regional de Administração, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí. 

transparencia21905

O controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes e o auditor governamental Darcy Siqueira falaram sobre a implementação do Portal da Transparência no Estado, os avanços do site e as novas funcionalidades que foram implementadas recentemente como a possibilidade de fazer download dos dados e as ferramentas de busca.  O auditor Fernando Gama também participou do evento. 

transparencia1905

Durante a palestra, o controlador-geral também enfatizou a importância do controle social e de ter canais de informação que permitam o acesso do cidadão de maneira fácil. 

“O Portal da Transparência é uma ferramenta fundamental para o exercício da cidadania por parte da população. E a Controladoria, nesta diretriz, vem evoluindo constantemente no Portal da Transparência. Todos os controladores que já passaram pela instituição deram a sua contribuição e cabe a nós também deixar legado no que tange a melhoria e incremento do Portal da Transparência”, disse Nuno Bernardes. 

Para o presidente da Comissão de Controle da Atividade Pública da OAB, Luiz Arthur Serra Lula, mediador do painel, não há como falar sobre gestão pública sem abordar a transparência.

“O zelo com a coisa pública parte exatamente da necessidade de demonstrar ao cidadão, o que é gasto, como é gasto, qual receita e o porquê daquilo. Manter essa informação a todo momento e a possibilidade do cidadão consultá-la de maneira fácil, acessível e até enviar sugestões e denúncias são os diferenciais do Portal da Transparência do Estado, que é um modelo para vários outros, inclusive de Teresina que está sendo reformulado e para a OAB que firmou termo de cooperação com a CGE para implementar o modelo de Portal da Transparência do Estado na instituição”. 

transparencia41905

transparencia31905

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar