Mapa do SiteOutlook Mail

Palestra da CGE aborda gestão de riscos na administração pública

PDF Imprimir E-mail

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) esteve presente no último dia do XXXIV Seminário de Formação de Controladores Sociais, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Teresina. 

PALESTRACONTROLADORES3

Nesta sexta-feira (22), o gerente de Controle Interno da CGE, auditor governamental Márcio Rodrigo Souza apresentou aos participantes do evento, estratégias de controle baseadas na gestão de riscos. Esse conceito vem sendo bastante utilizado por auditores da Controladoria que reforça atuação no controle preventivo e concomitante, auxiliando gestores na tomada de decisões.  

De acordo com Márcio Rodrigo Souza, a intenção da CGE é sensibilizar gestores e servidores a respeito da importância do controle interno como instrumento de gestão de riscos e cumprimento de objetivos com aprimoramento das ações governamentais das políticas públicas. 

PALESTRACONTROLADORES2

“O controle interno, nessa perspectiva, deve ser tratado sempre como ferramenta voltada para corrigir falhas e prevenir desvios. Jamais devemos confundir controle interno com mecanismo de investigação e detecção de falhas, fraudes ou erros, pois essa não é a essência do controle interno. Controle interno tem como essência a prevenção e cabe ao controle externo julgar os atos, e se necessário, investigar fraudes e outros atos ilícitos. Temos que ter consciência que, para aprimorarmos os mecanismos de controle interno, temos que olhar para frente, para o presente e o futuro, jamais para o passado.

 

PALESTRACONTROLADORES1

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar