Mais de 350 pessoas participam do I Fórum de Controle Interno

Mais de 350 pessoas participaram do I Fórum Piauiense de Controle Interno, que aconteceu nesta segunda-feira (07) e terça-feira (08), no Tribunal de Contas do Estado.

minicursoforum2

Embora tenha reunido, em sua maioria, servidores do Poder Executivo Estadual, o evento recebeu servidores dos demais poderes e entes como Ministério Público do Piauí e do Maranhão, Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí, além de representantes de municípios como Pedro II, Campo Maior, Dom Expedito Lopes e de Timon (MA). O evento também reuniu muitos estudantes.

Clique aqui para ver mais fotos do evento

Nesta terça-feira (08), os minicursos foram realizados, simultaneamente, nas salas da Escola de Gestão e Controle e no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

minicursoforum1

Fernanda Silva dos Santos, controladora interna do Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, aprovou o evento e até sugeriu à CGE levar o fórum a outras regiões, para beneficiar mais pessoas.

“O controle interno, muitas vezes, não é bem visto, por falta de esclarecimento. A demanda por conhecimento é muito grande, então seria interessante que a CGE fizesse esse curso em Parnaíba, até para melhorar o nível de informações dos gestores e da sociedade como um todo e conscientizar a parte ética. Quanto mais informações nós tivermos, melhor resultado nós obteremos em relação à administração pública”, explica.

O controlador-geral adjunto da CGE, Décio Moura, ressalta que é uma diretriz da CGE realizar capacitações numa forma de atuação mais preventiva.

“Esta foi a primeira vez que a CGE realizou um fórum para discutir o controle interno e o grande número de interessados em participar do evento nos causou muita alegria, pois é uma política da CGE fomentar o controle e a melhor forma de conseguirmos isso é por meio de capacitações. Muitas vezes, as falhas na gestão acontecem mais por desconhecimento do procedimento , por isso a CGE também está produzindo uma série de manuais operacionais para subsidiar servidores na correta execução das principais despesas do Estado”, destacou.

minicursoforum5

Minicursos

Um dos minicursos, bastante procurado, foi o de Gestão de Riscos, estratégia que vem sendo implementada como estratégia de gestão inovadora no setor público, com o foco em ações preventivas de controle.

“Gestão de risco consiste em mapear eventos que possam prejudicar consecução de objetivos definidos, por meio de planejamento estratégico, planejamento da unidade ou de um setor, depois disso, é estabelecido um plano de previsibilidade, de impacto de probabilidade de ocorrência de alguns eventos, e passa a tratar esses eventos de forma mais sistemática, impedindo que eles ocorram, criando mecanismos para administrá-los. Com isso, é possível maximizar a possibilidade de atingir os objetivos definidos de forma mais eficiente”, explicou o auditor federal de Finanças e Controle da CGU no Piauí, Edilson Correia.

minicursoforum3

Os auditores governamentais da Controladoria-Geral do Estado, Kilmer Távora e Lidiane Melo Sousa abordaram os principais aspectos sobre convênios federais. Segundo Lidiane Melo, a prestação de contas é um dos itens mais importantes do processo de execução de um convênio e deve ser observado desde o início da liberação dos recursos.

“Só haverá problema na prestação de contas se tiver falhas no início da sua formalização e na sua execução. Por isso, a prevenção é o melhor caminho, é necessário acompanhar se o convênio está sendo executado como deve observar prazos para evitar que desaprovação da prestação de contas pelo ente concedente”, destacou.

minicursoforum6

Na ocasião, também foram realizados os minicursos sobre Prestação de Contas ao TCE, um dos cursos que teve maior número de inscritos, proferido pela diretora de Fiscalização de Administração Estadual, Maria Valéria Leal; e o minicurso sobre Termo de Referência, sob orientação do diretor de Licitações e Contratos da Secretaria de Administração e Previdência do Estado, Pedro Ângelo Veras.

minicursoforum4