Governador fala sobre eficiência na gestão pública em Fórum

forum5

Na abertura do I Fórum Piauiense de Controle Interno, nesta segunda-feira (07), o governador Wellington Dias ministrou a palestra “Eficiência na Gestão Pública: desafios à implementação de políticas públicas”. A prevenção e eficiência nas diversas áreas gestoras foram os principais pontos abordados. O evento, realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), segue nesta terça-feira (08), com outras palestras, debates e minicursos sobre as práticas eficientes de controle da gestão pública.

forum4

Confira mais fotos aqui

Segundo Wellington, a finalidade é garantir soluções para os problemas pelos quais o Piauí tem passado ao longo dos últimos anos. “Precisamos ver, rever, detectar e analisar as principais dificuldades e como preparar a equipe para que não haja a repetição do problema. Isso é prevenção. Ao mesmo tempo, trabalhar para obter maior eficiência na prestação de serviços. Com isso, teremos condições de equilíbrio e de ampliação de investimentos”, atentou Dias.

O governador ressaltou as ações de controle em sua gestão, o que tem possibilitado a investimentos no Estado, apesar da crise.

forum3

“A missão primeira é a prevenção, caminhando na linha da eficiência para qualidade dos serviços e garantir condições de um custo menor para sobrar mais recursos para investimentos. Se houver algum problema em ponto grave e que for detectado, devemos buscar solução interna e somente quando não houver essa solução, é que buscamos solução externa. Esse é o meu pensamento sobre o papel da Controladoria. E com base nisso, sou grato por essa integração, entre os Poderes, pois não se faz nada sozinho, temos que estar integrados”, ressaltou o governador.

Cerca de 350 pessoas participam da capacitação. Para o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, o Fórum é uma oportunidade para que mais pessoas possam entender a atuação do controle interno no Estado. “O controle interno é um dos mais presentes, pois deriva do próprio caráter da administração. Sensível à causa, o governador pediu que expandíssemos o debate não só para aqueles que o executam, mas para a sociedade em geral. Essa iniciativa é um marco na história do controle interno do Piauí e quem ganhará não será apenas a controladoria, mas a sociedade que começa a entender o controle interno. Nossa intenção é fomentar que a sociedade contribua com a administração pública e acompanhe as ações do Executivo, dia a dia”, destacou Nuno Bernardes.

forum2

No segundo momento, o gerente de Controle Interno da CGE, Márcio Rodrigo Souza, ministrou palestra com o tema “Controle Interno no Setor Público: em busca da eficiência administrativa”, onde apontou o controle preventivo como a melhor forma para garantir eficiência a efetividade do gasto público.

forum1

“Nós precisamos entender que a gestão pública tem um rito de operações regular. As atividades do setor público são recorrentes. É previsível o que deve ser feito, como deve ser feito com mais eficiência, por isso precisamos estabelecer um padrão. E é isso que estamos fazendo, mapeando os processos de trabalho da gestão pública para criar tarefas claras, determinar o agente responsável, mostrar o passo a passo, modelos e check lists para cumprir formalidades e critérios legais. Todas as operações no setor público podem ser estruturadas com esses elementos (o que fazer, quem vai fazer, como fazer, para quem fazer), dessa forma é possível evitar que se paralise a gestão ”.

Ao final do primeiro dia, houve ainda um debate sobre o tema envolvendo o auditor Márcio Rodrigo Souza, o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes e a chefe da Regional Piauí da Controladoria-Geral da União, Érika Lemância Lôbo.

forum6