Mapa do SiteOutlook Mail

Franzé visita CGE e alinha estratégias para equilíbrio fiscal do Estado

PDF Imprimir E-mail

17.02.2016 - reuniao cge e sead1

Uma equipe da Secretaria de Administração e Previdência do Estado (SeadPrev) visitou a Controladoria-Geral (CGE) na manhã desta quarta-feira (17) com o objetivo de definir ações que possam contribuir para o equilíbrio fiscal e financeiro do Estado.

O controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, destacou as principais ações da Controladoria que já estão sendo realizadas e ressaltou a importância da parceria com a Sead.

“A parceria é bastante útil para evitar retrabalho e, principalmente para garantir mais eficiência ao Estado. Já estamos realizando avaliação da folha de pagamento dos servidores, que devemos entregar em breve, e vamos intensificar as ações de controle preventivas e concomitantes. Também temos uma gerência específica para avaliar a qualidade dos gastos públicos e vamos trabalhar com os órgãos para definir rotinas operacionais para tornar os serviços mais eficientes”, elencou.   

Na ocasião, o gerente de Controle Interno da CGE, Márcio Rodrigo Souza, falou sobre o trabalho que será iniciado em breve pela Controladoria, nos órgãos, que trata do processo de gestão das principais despesas processadas no âmbito do Poder Executivo Estadual.

“Esse trabalho consiste no mapeamento dos processos de despesas, desde o nascedouro até sua conclusão, identificando os possíveis riscos inerentes à gestão desses processos, seja de desperdício de tempo, de recursos ou retrabalho. Mapeamos esses riscos e estabelecemos procedimentos de controle para evitar que esses riscos ocorram”, informou.

17.02.2016 - reuniao cge e sead2

Nuno Bernardes também ressaltou a aproximação entre a CGE e a Escola de Governo para capacitar servidores e gestores. “Temos auditores com expertise em assuntos como licitações e contratos, obras, Previdência, entre outros, que podem contribuir realizando treinamentos”, disse.

Para o secretário de Administração, Franzé Silva, o assessoramento técnico da CGE acaba sendo um elo entre as pastas estratégicas, como Planejamento, Administração e Fazenda, atuando como articulador entre os órgãos e normatizando procedimentos.

“É importante cada gestor trabalhar dentro da lógica do Estado, de forma compartilhada, nesse processo de ajuste fiscal com a articulação e normatização para construir esse modelo de gestão que o Estado precisa”. Na oportunidade, ele solicitou um auditor específico para atuar na Previdência do Estado.

 

Também participaram da reunião o superintendente de Previdência, Marcos Steiner; a superintendente de Gestão de Gastos, Catarina Raulino; e Silvânia Carvalho, superintendente de Licitações e Contratos. Da CGE estiveram presentes o controlador adjunto, Décio Moura; gerente de Auditoria, Francinelson Costa; e gerente de Acompanhamento da Gestão, Francisco Feitosa.

17.02.2016 - reuniao cge e sead

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar