Mapa do SiteOutlook Mail

Auditores da CGE implementarão projeto desenvolvido por estudantes da UFPI

PDF Imprimir E-mail

Estudantes do Curso de Ciências da Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) desenvolveram um software que dará suporte à Controladoria-Geral do Estado (CGE) na realização de trabalhos envolvendo as despesas do Executivo. O projeto faz parte do trabalho de conclusão de curso dos estudantes Irvayne Matheus (gerente do projeto), Wilson Leal (web developer) e Malena Caroline (web designer), sob orientação dos professores Armando Soares Sousa e Vinicius Machado, do Departamento de Computação da UFPI.

 

ufpi-cge2

Na terça-feira (22), eles apresentaram a auditores da CGE, o modelo do projeto, que consiste em fazer a análise da folha de pagamento dos servidores do Estado com o objetivo de facilitar a visualização das informações acerca desses dados, identificando padrões, como por exemplo, vencimento, condição especial de trabalho e gratificações. A partir desses dados será possível estabelecer critérios para definir se estão acima ou abaixo desses padrões.

De acordo com Irvayne Matheus, a ferramenta deve melhorar o acesso a informações, contribuindo para a agilidade na realização de trabalhos dos auditores da CGE.

“O benefício maior e o que nós queremos é facilitar a busca de dados e  a geração de informações futuras. Estamos desenvolvendo a ferramenta no ambiente web, ou seja, o usuário poderá acessar em qualquer lugar de qualquer navegador. Além disso, queremos agilizar o tempo de resposta, pois como existem muitas informações, fazer esse processamento é demorado, por isso queremos organizar de tal forma que o usuário tenha um feedback rápido”, explicou.

ufpi-cge1 

O gerente de Tecnologia da Informação da CGE, Márcio Barros, destacou a iniciativa e disse que a ferramenta será bastante útil para os trabalhos realizados na Controladoria. 

“O software é muito útil como ferramenta gerencial  de dados e para tomada de decisão, pois os auditores poderão analisar distorções na folha de pagamento. Esse é um projeto piloto, mas a nossa ideia é que possamos expandir para outras áreas das despesas do Estado. Dessa forma, teremos informações estratégicas de todas as áreas das despesas do Estado”. 

ufpi-cge

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar