CGE prestará auxílio à Defensoria Pública para otimizar controles internos

A defensora pública geral do Estado do Piauí, Francisca Hildeth Evangelista esteve reunida nesta segunda-feira (17), com o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, oportunidade em que trataram sobre a firmação de um termo de cooperação que possibilite a otimização das rotinas administrativas da Defensoria com o suporte da Controladoria-Geral.

dpe-cge1

Participaram do encontro o subdefensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, o controlador-geral adjunto Décio Moura, o diretor administrativo da DPE-PI, Dr. Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro e os auditores governamentais da CGE João Batista e André Batista.

A Controladoria tem prestado suporte à Defensoria Pública no que diz respeito à implantação de manuais operacionais que buscam operacionalizar a metodologia de trabalho da Instituição, especialmente no que diz respeito às despesas relacionadas com contratação de mão-de-obra terceirizada. O trabalho de acompanhamento consiste em padronizar os procedimentos operacionais de geração de despesa pública e mostrar, na prática, como deve ocorrer nos órgãos e instituições, com o objetivo de evitar que aconteçam falhas nos processos de despesa.

dpe-cge2

“Estamos aqui mais em caráter de auxílio, já que a Defensoria não é nossa jurisdicionada por ter sua autonomia já assegurada pela Constituição Federal e pela farta jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Mas trata-se de uma visita institucional já pensada desde que assumimos a Controladoria em janeiro de 2016. Temos um corpo técnico que está à disposição e a nossa intenção é apresentar nosso portifólio, colaborando com a Defensoria para que ela possa implementar e melhorar seus controles internos “, disse o Controlador Geral, Nuno Bernardes.

A defensora pública geral Hildeth Evangelista agradeceu a colaboração da Controladoria e destacou os ganhos que resultarão desse trabalho conjunto. “Essa parceria com a CGE vem em muito boa hora e será bastante profícua para nos ajudar a cumprir os objetivos previstos no nosso Plano Estratégico , com uma atuação eficiente e eficaz , desempenhando nossos controles da forma mais célere possível, o que nos levará certamente a uma prestação de serviços com cada vez maior qualidade para os nossos assistidos”, afirmou.