Curso aborda papel da Controladoria e da contabilidade na gestão pública

Iniciou nesta segunda-feira (21) e segue até esta terça-feira (22), o curso "Controladoria Municipal - Uma Abordagem Prática", realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI).
O evento conta com o apoio de diversas instituições, tais como Controladoria-Geral do Estado do Piauí, Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Tribunal de Contas da União (TCU), Receita Federal e a Associação Piauiense dos Municípios (APPM). A proposta da capacitação é aperfeiçoar os profissionais contábeis que atuam na área da Controladoria e Gestão Pública.
cursocrc3
Entre os assuntos abordados durante o evento estão: A Controladoria e os Sistemas Estruturantes da Gestão; Auditoria e Fiscalização; Governança Pública; Retenção de Imposto e Contribuição; e Apuração e Demonstração de Metas Fiscais.
CURSO-CRC
Na manhã de hoje (21), o auditor governamental da CGE, assessor da Ouvidoria do TCE-PI, ministrou a palestra "Controladoria Municipal - perspectivas do TCE". Durante a palestra, Antônio Filho abordou a importância do controle social e parceria entre órgãos de controle. O evento acontece no auditório do CRC-PI, em Teresina.
"Integrados e bem articulados, os controles interno e externo promovem a realização do bem público, otimizam resultados máximos com o mínimo de recursos e, ainda, evitam desvios e desperdícios", disse, ao ressaltar que a sociedade, como um todo, tem o dever de acompanhar e fiscalizar os gastos públicos, sendo aliada dos órgãos de controle.
O controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, também participou do evento, onde abordou o papel do controlador e suas responsabilidades. "Mais que fiscalizar, temos que colaborar com a administração pública. O controle interno deve primar pela prevenção, sendo indispensável ter, dentro da Controladoria, funções devidamente definidas para que tenhamos mecanismos de controle fortalecidos para a aplicação correta do dinheiro público", afirma.

CURSO-CRC2

2° dia é marcado por atividades práticas

Na terça-feira (22), segundo dia de curso, os assuntos foram abordados de maneira prática. O auditor da CGE, Kilmer Távora, apresentou estudo de caso sobre parecer técnico de prestação de contas. O auditor Walter Setúbal abordou programas de auditoria e papéis de auditoria.
walter-crc
Houve, ainda, apresentação sobre planos orçamentários e utilização do software que gerencia Controle Interno Municipal.