Mapa do SiteOutlook Mail

Controle preventivo contribui para eficiência da gestão pública

PDF Imprimir E-mail

A eficiência da gestão pública foi o principal assunto discutido durante o primeiro dia do Fórum Piauiense de Controle Interno, realizado nesta segunda-feira (17). 

Além do governador Wellington Dias, o gerente de Controle Interno da CGE, auditor Márcio Rodrigo Souza, ministrou palestra com o tema “Controle Interno no Setor Público: em busca da eficiência administrativa”, onde apontou o controle preventivo como a melhor forma para garantir eficiência a efetividade do gasto público.

marcio-rodrigo

"Nós acreditamos que a forma mais eficiente, mais efetiva de fazer controle interno é no momento anterior às ações, ou seja, fazendo um controle interno mais preventivo. Ele é mais eficiente pois é capaz de direcionar a ação pelo caminho certo, economizando recurso, tempo e garatindo os resultados das atuações do governo. Hoje, estamos trabalhando na CGE para criar uma cultura de controles internos preventivos ao invés de fazermos as antigas auditorias a posteriori, que só apontam falhas quando todo o recurso já foi gasto e não há nada a ser feito para economizar recursos, tempo e disponibilidade". 

Márcio Rodrigo Souza destacou uma das metodologias de trabalho que vêm sendo aplicadas nos órgãos pela Controladoria. Trata-se de mapear os processos de trabalho e apontar o passo a passo para cumprimento da atividade, em cumprimento às normas legais.  

“Nós precisamos entender que a gestão pública tem um rito de operações regular. As atividades do setor público são recorrentes. É previsível o que deve ser feito, como deve ser feito com mais eficiência, por isso precisamos estabelecer um padrão. E é isso que estamos fazendo, mapeando os processos de trabalho da gestão pública para criar tarefas claras, determinar o agente responsável, mostrar o passo a passo, modelos e check lists para cumprir formalidades e critérios legais. Todas as operações no setor público podem ser estruturadas com esses elementos (o que fazer, quem vai fazer, como fazer, para quem fazer), dessa forma é possível evitar que se paralise a gestão ”, disse o auditor, durante o evento. 

O I Fórum de Controle Interno é uma realização da Controladoria-Geral do Estado (CGE), com o apoio da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

O evento continua nesta terça-feira (08), com a realização de minicursos que abordarão os temas "Termo de Referência", "Prestação de Contas ao TCE", "Convênios Federais" e "Gestão de Riscos". Os minicursos serão realizados no auditório do Tribunal de Contas do Estado e na Escola de Gestão e Controle do TCE durante toda a manhã. 

Escrito por Virgínia Santos   
 

Comentários  

 
0 # ROMUALDO TOMAZ DE SO 14-11-2016 12:03
Como faço para adquiri o material apresentado no I Fórum Piauiense de Controle Interno do Estado do Piauí, realizado nos dias 07 e 08 de Novembro de 2016?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # Virgínia Santos 16-11-2016 09:28
Bom dia,

O material está disponível para download em Publicações, aqui, no site da CGE. O senhor pode acessar diretamente por meio deste link:

http://www.cge.pi.gov.br/index.php/treinamentos/category/88-1-forum-piauiense-de-controle-interno
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar