Mapa do SiteOutlook Mail

Controladorias de outros estados solicitam sistema da CGE Piauí

PDF Imprimir E-mail

Auditores da Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) participaram nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro da 25ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno, em São Paulo, a última deste ano. Na ocasião, eles apresentaram o Sistema de Controle Interno (SINCIN), desenvolvido pela CGE do Piauí com o objetivo de obter maior controle da execução orçamentária dos órgãos e entidades do Poder Executivo. O sistema chamou atenção de controladores de outros estados e manifestaram interesse em levar a ferramenta para seus estados. 

Para o controlador-geral Nuno Bernardes, a iniciativa é bastante positiva para o Estado, uma vez que foi desenvolvida a custo zero. "Essa ferramenta foi desenvolvida pela própria equipe da Controladoria do Piauí, a custo zero para o Estado e além de facilitar muito os nossos trabalhos, vai possibilitar agora que nós compartilhemos com outros entes. Experiência nossa muito exitosa e vamos contribuir com outros estados do Brasil", afirmou.

O auditor Alan Soares, desenvolvedor do sistema, apresentou a ferramenta e explicou como funciona. De acordo com ele, a ferramenta apresenta um questionário (“Check List”) com perguntas referentes a diversos aspectos da despesa que devem ser respondidos pelos servidores nos Núcleos de Controle Interno dos órgãos.Ao final da análise, é gerado um relatório que conterá uma conclusão sobre o prosseguimento ou não da despesa. 

cge conaci2

Ele destacou a importância da ferramenta. “Além de assegurar que as normas estejam sendo cumpridas, o sistema permite ao gestor uma maior segurança quanto às despesas que estão sendo realizadas no órgão. O sistema otimiza o fluxo de processos de despesas, diminuindo os desperdícios e o retrabalho”, destacou.

O auditor Márcio Rodrigo Souza, gerente de Controle Interno da CGE, explicou a metodologia que vem sendo implantada nos Núcleos de Controle dos órgãos do Piauí, que padroniza os processos de execução de despesas, baseados em manuais operacionais. A medida visa obter um controle preventivo mais efetivo, baseado na gestão de riscos. 

Ele disse que a manifestação dos controladores no evento foi bastante positiva e o interesse foi grande em levar as boas práticas da CGE do Piauí para os demais estados. 

cge conaci1

“A apresentação do sistema foi muito positiva e de imediato a Controladoria do Pará, Rio Grande do Sul, Maranhão, municípios de São Paulo, Campo Grande, Amapá e outros se manifestaram interesse em conhecer sistema e formalizar parceria para levar iniciativa a seus estados. Apresentamos a metodologia de trabalho, reestruturação do controle interno no Piauí e a criação das linhas de defesa”, explicou.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar