Mapa do SiteOutlook Mail

Controlador propõe regulamentar metodologia para fortalecer órgãos de CI

PDF Imprimir E-mail

darcy-proposta-regulamentacao-iacm

O controlador-geral do Estado do Piauí, Darcy Siqueira, está em Brasília onde participa, até esta sexta-feira (29), do Seminário “O Sistema de Controle Interno no Brasil – avanço por mais eficiência”, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) em parceria com Banco Mundial.

Na quinta-feira (28), foram apresentados os resultados, as análises e os planos de ação das avaliações feitas nas Controladorias do Piauí, Maranhão e Minas Gerais. Os três órgãos de Controle Interno foram escolhidos como piloto no Projeto do Conaci e Banco Mundial para implementação do Modelo de Maturidade de Auditoria Interna para o Setor Público (IA-CM).

Como membro do Grupo de Trabalho do Conaci – Banco Mundial, Darcy Siqueira apresentou a proposta de regulamentação de aplicação do IA-CM no âmbito do Conaci, contendo os caminhos de todo o processo pelo qual as Controladorias-Piloto passaram. O GT é coordenado pelo secretário executivo da Controladoria-Geral do Município de Fortaleza, Wilfrido Rocha, que acompanhou a consultora internacional Elizabeth MacRae e a representante do Banco Mundial, Maria João Kaizeler, nas visitas inloco.

“Nós propomos um regulamento interno da aplicação da matriz do IA-CM, dispondo sobre como consiste a autoavaliação, a avaliação dos pares, a emissão dos relatórios, a análise, o plano de ação de implementação, os participantes e a periodicidade da aplicação”, explicou o controlador, ao ressaltar a importância da ferramenta para o fortalecimento do Controle Interno no País.

“A proposta objetiva uniformizar os procedimentos no âmbito da aplicação da matriz IA-CM e propiciar benefícios para o sistema de Controle Interno no Brasil. A ideia é que a ferramenta possa dar contribuição decisiva para criação de um rol de boas práticas comuns a serem perseguidas, fortalecendo os órgãos de Controle Interno junto à sociedade e demais instituições”, disse o controlador.

A proposta será discutida no Fórum de Titulares do Conselho, que será realizado em julho, na sede da Controladoria Geral da União, em Brasília, ocasião em que também será definida uma comissão da Coordenação Geral do projeto, tornando-o permante no Conaci.

PROGRAMAÇÃO - Na terça-feira (26), o controlador-geral participou de reunião do Banco Mundial e do Grupo de Trabalho do Conaci com objetivo de preparar uma apresentação de regulamentação de aplicação do IA-CM nos órgãos de Controle Interno do País. Na quarta-feira (27), foi apresentado o modelo Internal Audit Capability Model (IA-CM) para o setor público, mostrando os resultados, as análises e os planos de ação das avaliações feitas nas Controladorias do Piauí, Maranhão e Minas Gerais, que participaram como piloto do projeto. 

Nos dias 28 e 29 de maio, membros de órgãos de controle interno governamental do Brasil e de entidades superiores, federais e estaduais discutiram as ações e iniciativas necessárias a uma reforma do sistema de controle interno no Brasil.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar