Mapa do SiteOutlook Mail

CGE/PI apresentará Sistema de Controle Interno em evento nacional em SP

PDF Imprimir E-mail

O Governo do Piauí, por meio da Controladoria-Geral do Estado, passou a implantar nos principais órgãos e entidades estaduais o Sistema de Controle Interno (SINCIN). A ferramenta consolida todos os processos de despesa do Estado e, embora ainda esteja em fase de teste, já é possível controlar 99% dos recursos do Estado na fase da contratação e na fase da execução.

Os resultados chamaram a atenção de outros órgãos de Controle do Brasil e o Piauí irá apresentar a ferramenta em São Paulo, na 25ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno, que acontecerá nos dias 30/11 e 01/12.

O auditor governamental Darcy Siqueira participou, representando a CGE-PI, do XIII Encontro Nacional de Controle Interno, realizado em Manaus, nos dias 4 e 5 de outubro,onde foram apresentados e debatidos assuntos relacionados à transparência, acesso à informação, prevenção e ao combate à corrupção e demais temas pertinentes ao Controle Interno, Externo e Social, realizado pelo CONACI, em parceria com a Controladoria Geral do Estado do Amazonas. 

WhatsApp Image 2017-10-26 at 13.32.57

De acordo com ele, a CGE/PI terá a oportunidade de apresentar o SINCIN na próxima reunião para contribuir com um novo modelo de análise de processos, eficiente, objetivo e roteirizado (fundamentado com a legislação), bem como conhecer novas experiências das outras controladorias. "Assim, a Controladoria do Piauí busca alcançar o reconhecimento social como órgão de excelência no controle da gestão pública, estabelecido no planejamento estratégico 2014-2017 como visão da instituição", disse.

CGE do Piauí passa a integrar Junta Fiscal do Conaci

No dia seguinte ao Encontro Nacional de Controle Interno, foi realizada a 24ª Reunião Técnica do Conaci, onde foram debatidos assuntos internos e eleita a nova diretoria do CONACI, bem como a Junta Fiscal do Conselho para o biênio 2018-2019.

Durante a 24ª Reunião, o Controlador-Geral do Estado, Nuno Bernardes, foi representado pelo auditor governamental Darcy Siqueira, e na oportunidade foi eleita a Junta Fiscal do Conselho para o biênio 2018-2019. A CGE do Piauí passa a fazer parte do Conselho, juntamente com a Controladoria-Geral do Município de São Paulo e os estados do Amapá, Rondônia e Mato Grosso.

De acordo com o auditor Darcy Siqueira, a iniciativa é importante para a instituição. "Isso permitirá à CGE-PI participar mais ativamente do conselho, contribuindo na análise das contas do CONACI, bem como contribuindo nas decisões da nova diretoria. A atuação do CONACI se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão.  Além de discutir, conhecer e trocar experiências, o Conaci consolida-se com o propósito principal de promover a necessária integração entre todos os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos atuantes no Brasil, beneficiando a sociedade, o Estado e o país", explicou.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar