Mapa do SiteOutlook Mail

CGE recebe palestra sobre excelência na gestão pública

PDF Imprimir E-mail

palestra-cge1

Servidores da Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) receberam, na manhã desta terça-feira (27), uma palestra do consultor em Modelo de Excelência em Gestão Pública, Augusto Riccio, da Bahia. O objetivo do encontro foi apresentar a proposta de construir, no âmbito da CGE, um Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) e mostrar a importância dos colaboradores dentro do processo de modernização do orgão.

palestra-cge3

Durante a palestra foram apresentados exemplos de Modelos de Excelência, como ISO 9001 e foi destacado os resultados esperados com a aplicação do modelo na CGE, a exemplo de abordagens mais sistemáticas, ênfase nas ações preventivas somadas às ações de detecção, além do foco nos ciclos de controle antecipatórios.

O especialista disse que a adoção de um sistema de gestão de qualidade é uma decisão estratégica para as organizações e destacou que a implantação de um MEGP deve envolver todos os que fazem parte do órgão.

palestra-cge2

“Está na Constituição que trouxe para a Administração Pública além da visão geral do foco para o cidadão, a questão da eficiência, não só no sentido de ‘fazer mais com menos’. Está incluída a efetividade e eficácia no sentido de ter resultados compatíveis com suas responsabilidades institucionais, fazer o que é certo a fazer”, explicou.

Para o controlador-geral, Darcy Siqueira, a proposta da CGE é conquistar uma gestão de resultados mais efetivos. “Estamos buscando um Modelo de Excelência da Gestão Pública para melhorar a Controladoria, o que vem de encontro com o nosso planejamento estratégico. O consultor comprou a nossa ideia e ele veio para conhecer, diagnosticar e despertar nas pessoas esse processo de mudança. A nossa proposta é começar a mudar, internamente, mas poderemos contribuir com outras gestões”, disse o controlador.

palestra-cge4

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar