Mapa do SiteOutlook Mail

CGE quer desenvolver sistema próprio de Excelência em Gestão

PDF Imprimir E-mail

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) está promovendo uma série de reformas estruturais com o propósito de alcançar melhores resultados e se consolidar como órgão de excelência no controle da gestão pública. Após a autoavaliação realizada no início de 2015, por meio da metodologia IA-CM (Internal Audit Capability Model), que identificou o nível de maturidade em auditoria interna da Controladoria, o órgão preparou um plano de ação que busca sistematizar o trabalho da CGE, tornando-o mais eficaz.

Entre as ações planejadas da Controladoria está a revisão do Manual de Auditoria Interna do órgão que uniformiza procedimentos e práticas, além de atualizá-los de acordo com as novas normas vigentes, estabelecidas pelo Instituto de Auditores Internos (IIA). O módulo I, que apresenta conceitos e procedimentos de auditoria foi concluído no fim de novembro. O Manual terá ainda os papéis e programas de trabalho, documentos que dizem respeito aos trabalhos previstos no Manual e demais documentos da CGE e haverá, ainda, fluxogramas representando as etapas dos trabalhos previstos, como forma de simplificar e facilitar a execução dos mesmos. Todo o trabalho deve ser finalizado em março de 2016.

CGE-CGU

A Controladoria também está desenvolvendo o Código de Ética e um Estatuto de Auditoria Interna. Os trabalhos estão em fase de conclusão.

Orientações

No fim do mês de outubro, o consultor em Modelo de Excelência em Gestão Pública, Augusto Riccio, da Bahia, esteve na Controladoria onde apresentou aos colaboradores as características do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) e destacou os benefícios quanto à sua utilização.

Especialista em Administração e mestre em Gestão Social e Desenvolvimento, Augusto Riccio disse que a adoção de um sistema de gestão de qualidade é uma decisão estratégica para as organizações.

"Esse é um modelo que foi pensado em conformidade com standard da gestão no mundo e tem uma adaptação especial para a área pública, o que pode contribuir para orientar as iniciativas e auxiliar as pessoas a terem uma visão sistêmica de tudo que está acontecendo do ponto de vista da gestão. Ele é um excelente modelo para que se estabeleçam boas práticas de gestão e a Controladoria ofereça melhor os serviços aos órgãos do Estado e, consequentemente, ao cidadão", considerou o consultor que, na ocasião, orientou a equipe técnica responsável pelos projetos da CGE a construir uma abordagem que alinhe o Modelo de Excelência ao plano estratégico da Controladoria.

palestra-cge1

Para o controlador-geral, Darcy Siqueira, a proposta da CGE é conquistar uma gestão de resultados mais efetivos. “Estamos buscando um Modelo de Excelência da Gestão Pública para melhorar a Controladoria, o que vem de encontro com o nosso planejamento estratégico. O consultor comprou a nossa ideia e ele veio para conhecer, diagnosticar e despertar nas pessoas esse processo de mudança. A nossa proposta é começar a mudar, internamente, mas poderemos contribuir com outras gestões”, disse o controlador.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar