Mapa do SiteOutlook Mail

CGE promove treinamento sobre convênios para ONGs

PDF Imprimir E-mail

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) iniciou na segunda-feira (19) o treinamento sobre elaboração de projetos e convênios para Organizações Não Governamentais (ONGs) que pretendem celebrar convênios para transferência de recursos junto aos governos federal e estadual.

A capacitação acontece até a próxima sexta-feira (23), na Sala de Treinamento da CGE, com as orientações do auditor governamental da CGE Kilmer Távora e versa sobre os aspectos básicos para elaboração de projetos, legislação dos convênios, funcionamento dos sistemas que gerenciam os convênios no âmbito federal (SICONV) e estadual (SISCON), bem como prestação de contas. 

Para o auditor da CGE, o conhecimento de todas as etapas de um convênio e seu devido cumprimento são essenciais para que ele seja celebrado com maior qualidade e eficiência.

“Se o projeto é bem elaborado, há uma chance maior de captar o recurso. Além disso, um bom projeto tem mais facilidade de ser inserido no sistema de convênios. Todas as etapas são importantes, assim como a prestação de contas, pois se não realizada corretamente, as ONGs não terão a chance de receber recursos novamente”, explica o auditor. 

treinamentoong1

Participam do treinamento, representantes da Associação Divina Providência (Abrigo de Idosos Casa São José), Casa de Idosos Frederico Ozanam, Instituto Santa Rita (projeto Música para Todos), Abrigo de Idosos São Lucas, Júnior Achievement (Empreendedorismo para Jovens), ONG Moradia e Cidadania (funcionários da Caixa) e Rede Feminina de Combate ao Câncer (Lar de Maria).

José Carlos de Moura, que representa a Casa Frederico Ozanam, disse que a entidade nunca fez convênios com o Estado e por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos que se mantém a partir de doações de empresas e pessoas caridosas, se faz necessário conhecer outras formas de conseguir recursos para ajudar o lar. 

“A nossa expectativa é aprender a lidar com convênios, pois a Casa Frederico Ozanam necessita de fazer alguns convênios e nós, como voluntários, queremos entender como devemos proceder para recebermos recursos”, disse.

treinamentoong2

 

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar