CGE Piauí alerta municípios sobre controle interno

auditorkilmer

A Controladoria Geral do Estado do Piauí participou nessa semana, em Luís Correia, de uma série de atividades realizadas pelo Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, idealizado pela Controladoria Geral da União. O auditor governamental da CGE Piauí, Kilmer Távora Teixeira representou o controlador-geral Darcy Siqueira ministrando um minicurso sobre a necessidade do fortalecimento do sistema de controle interno nos municípios.

O evento que acontece até a sexta-feira (06), visa capacitar autoridades municipais, conselheiros de políticas públicas e representantes da sociedade civil a melhorar a aplicação dos recursos públicos federais.

“Falamos sobre o sistema de controle interno em prefeituras municipais ressaltando a importância desse controle e como o mesmo pode ser usado para resguardar o gestor público, além de contribuir para a transparência e boa aplicação dos recursos públicos”, explica.

Na ocasião, o auditor apresentou resultados de um trabalho exemplar realizado pela equipe da CGE. Ele mostrou que o Piauí tem um dos melhores portais da transparência do país, pois conseguiu sair da 24ª posição para o 5º lugar no ranking da transparência, avaliada pela ONG Contas Abertas. Além disso, Teixeira destacou o pioneirismo do Estado pela implantação da emenda constitucional nº 38/2012 que deu mandato fixo de três anos para controlador-geral do Piauí e seus municípios. “A CGU desconhecia essa emenda, inclusive, nos parabenizou por isso”, ressaltou.

Municípios como Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Caraúbas, Caxingó, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Murici dos Portelas e Parnaíba estiveram presentes no evento.