Mapa do SiteOutlook Mail

CGE-PI vai capacitar 250 servidores para acompanhamento de obras

PDF Imprimir E-mail

 

 

capacitaçao-cge

 

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) vai capacitar, até o mês de julho, cerca de 250 servidores públicos do Estado que trabalham com Engenharia. O objetivo é aperfeiçoar os processos de trabalho dos órgãos por meio da adoção de boas práticas.

Todos os técnicos que desempenham esta atividade no governo do Estado serão capacitados. Ao todo, os servidores foram distribuídos em seis turmas de 40 servidores, que devem receber, ao longo de 5 horas, orientações quanto a procedimentos técnicos relacionados a obras, a exemplo do estudo de viabilidade técnica, anteprojeto de engenharia, projeto básico, processo de orçamentação de obras e de serviços de engenharia, além de aspectos importantes sobre o procedimento licitatório, fiscalização da obra, sanções administrativas e prazos de garantia.

No dia 21 de maio, teve início a série de capacitações, a primeira turma com cerca de 40 servidores recebeu orientações do gerente de Controle de Obras da CGE-PI, Duanne Ruiz Holanda, e do controlador-adjunto Gilberto Gomes, que puderam acompanhar, com maior proximidade, as ações nos órgãos, com orientações específicas. Estiveram presentes técnicos das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), de Educação (Seduc), de Transportes (Setrans), de Justiça (Sejus) e de Administração (Sead) e do Sistema de Monitoramento das Ações Estratégicas (SIMO).

Segundo o controlador-adjunto Gilberto Gomes, dessa forma é possível garantir um acompanhamento mais efetivo. “Essa metodologia, de compor várias turmas permite que possamos ter um tratamento mais perto dos técnicos, uma discussão mais próxima, trazendo o que está na legislação para os casos práticos. E dá oportunidade melhor dos técnicos de se manifestarem. Um público muito grande desfavorece a interação”, explica Gilberto Gomes, ao destacar que o maior objetivo será a atuação preventiva. “A capacitação é um trabalho preventivo da Controladoria com objetivo de deixar nossos técnicos com conhecimento da legislação na área de obras públicas, para que possam conduzir da melhor maneira esse processo de acompanhamento das obras”, completou.

O controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, ressalta a importância dos treinamentos aos servidores do Estado. “Com essas capacitações, estamos economizando para o Estado, pois o custo de enviar um servidor para cursos fora é muito elevado. Realizando esta orientação com os servidores, podemos atender casos práticos e contribuir para a eficiência da gestão pública estadual, quanto à correta execução dos contratos de obras e serviços de engenharia, bem como o cumprimento dos programas de trabalho do governo”.

A capacitação dos servidores faz parte do planejamento estratégico da CGE-PI com o intuito de contribuir para a melhoria da eficiência, eficácia, efetividade e regularidade da gestão dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual por meio da capacitação de pessoal em aspectos técnicos, gerenciais e comportamentais.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar