Mapa do SiteOutlook Mail

CGE-PI recebe visita de consultora internacional

PDF Imprimir E-mail

visita-conaci-banco-mundial-cge-pi

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) recebeu nesta quarta-feira (29) e quinta-feira (30), a consultora canadense Libby MacRae que está realizando, em três Controladorias do País, um diagnóstico dos procedimentos e ações de auditoria interna, com o objetivo de aprimorá-los com base em padrões internacionais. 

Estiveram presentes também a especialista em Gerenciamento Financeiro e representante do Banco Mundial, Maria João Kaizeler e Wilfrido Rocha, representante do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

O controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, o controlador-adjunto, Gilberto Gomes, e o auditor governamental Alexandre Chaves acompanharam a visita à CGE e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), que também aconteceu nesta quarta-feira.

A visita da equipe ao Piauí faz parte das ações de parceria entre o Banco Mundial e o Conaci para aplicação do Modelo de Maturidade de Auditoria Interna para o Setor Público (IA-CM). A CGE-PI, juntamente com as Controladorias do Maranhão e de Minas Gerais foram escolhidas como piloto do projeto de autoavaliação dos trabalhos.

visita-consultora-internacional

De acordo com a representante do Banco Mundial, Maria João Kaizeler, a avaliação do sistema de controle interno do Piauí terá uma grande contribuição para o país. “A análise do sistema de controle interno do estado do Piauí vai contribuir para uma análise a nível nacional, para entender o sistema de controle interno do Brasil como um todo. O sistema de controle interno robusto e  uma função da auditoria interna eficiente são pilares para uma boa governança”, disse.

Na CGE, Libby MacRae conheceu as instalações do órgão, visitou as gerências e fez questionamentos quanto às ações aplicadas ao controle interno. Nesta quinta-feira (30), a equipe visitou as Secretarias de Estado da Fazenda, do Planejamento, da Administração, Iapep, além da Rede de Controle.

O controlador-geral Darcy Siqueira ressaltou a importância desse diagnóstico. “O diagnóstico é importante para conhecer nossas fragilidades e saber que procedimentos podemos melhorar. A matriz de diagnóstico vai nos nortear como melhorar nossos procedimentos e isso vai contribuir de uma forma geral para a melhoria da gestão pública do Estado do Piauí”, disse o controlador.

visita-consultora-internacional-piaui

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar