Mapa do SiteOutlook Mail

CGE-PI recebe visita da controladora-geral de Alagoas

PDF Imprimir E-mail

VISITA-CGE

 

CGE-PI recebe visita da controladora-geral de Alagoas

 

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) recebeu na manhã desta terça-feira (01), a visita da controladora-geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim. Ela esteve no Piauí para acompanhar a solenidade de entrega do Título de Cidadão Piauiense ao marido, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martônio Alves Coelho e aproveitou a passagem para conhecer a Controladoria, a convite do controlador-geral do Piauí, Darcy Siqueira. 

 

Na oportunidade da visita, o controlador-geral do Piauí, Darcy Siqueira e o controlador-adjunto Gilberto Gomes apresentaram a estrutura da CGE, bem como os trabalhos desenvolvidos no órgão, a exemplo dos manuais elaborados pela CGE para assessorar os órgãos do Estado.  

 

"Fiquei feliz e grata pela recepção e pude observar o quanto a troca de experiência é enriquecedora. Com muita criatividade e compromisso, a Controladoria do Piauí vem desenvolvendo ações exemplares que estou levando para o nosso Estado. O Darcy demonstra que quando se tem compromisso e vontade é possível ultrapassar desafios e obter resultados satisfatórios", considerou Maria Clara Bugarim. 

 

VISITA-CGE2

 

Segundo a controladora de Alagoas, um dos trabalhos de grande destaque e que será exemplo para seu Estado é o Manual do Gestor Público. As publicações divididas em três módulos (Orçamentário e Financeiro, Licitações e Contratos e Módulo Tributário) dão orientações práticas aos gestores estaduais, consistindo numa ação de caráter preventivo. 

"A ideia de dividir o Manual do Gestor Público em módulos é maraviolhosa, uma vez que nós temos legislações que mudam muito e isso fazia a gente estar atualizando o manual, constantemente. Achei mais didático, além de ser econômico, pois as alterações não inviabilizam o manual como um todo", disse a controladora-geral de Alagoas.

Na ocasião, o controlador-adjunto Gilberto Gomes falou sobre o controle de obras públicas, com atividades que vão desde o acompanhamento dos processos licitatórios até as visitas in loco. "Achei bem interessante. Nós já fazemos um acompanhamento nas obras do Estado e acredito que essas ideias irão enriquecer nosso trabalho", disse Maria Clara Bugarim.

 

VISITA-CGE3

 

Darcy Siqueira ressaltou a importância da troca de experiências com outros estados com o propósito de fortalecer o controle interno no País. 

"Maria Clara Bugarim tem vasta experiência, tem dois mandatos no Conselho Federal de Contabilidade, já foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas. Pudemos conhecer como ela está desenvolvendo a gestão na Controladoria de Alagoas, e além da troca de experiências, discutimos os desafios do controle interno do Brasil", disse. 

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar