Mapa do SiteOutlook Mail

CGE-PI recebe orientações do Banco Mundial em Brasília

PDF Imprimir E-mail

banco-mundial-cge

A Controladoria-Geral do Estado (CGE-PI) foi um dos três órgãos de controle interno do Brasil escolhidos para serem avaliados pelo Banco Mundial. O objetivo é aprimorar os procedimentos e ações de controle, com base em padrões internacionais de acordo com o modelo IA-CM.

Desde a quarta-feira (11), o controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, e dois auditores da CGE estão reunidos com membros do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Banco Mundial, em Brasília, onde participam, até a sexta-feira (13), de treinamento para realizarem auto-avaliações na Controladoria. A avaliação faz parte de um acordo firmado entre o Banco Mundial e o Conaci, que tem por objetivo desenvolver os controles internos das instituições governamentais visando o aprimoramento da gestão pública, sob os aspectos da integridade das informações, da transparência e da eficácia das ações. Os auditores Alexandre Chaves e Márcio Rodrigo Souza foram designados pelo controlador para avaliar o ambiente de controle interno da CGE-PI. Após a consolidação das informações, o Banco Mundial vai elaborar relatórios com as conclusões, planos de ação e recomendações.

“Depois da capacitação dos auditores, que acontece até a sexta-feira, a CGE receberá consultoria que vai avaliar a Controladoria e discutir onde devemos melhorar e aperfeiçoar os mecanismos de controle interno”, informou Darcy Siqueira.

Para Darcy Siqueira, as práticas de controle interno da CGE-PI servirão de modelo para todo o País. “Nós estamos nos dispondo a contribuir para a melhoria das controladorias como um todo. O Banco Mundial fará essa avaliação para ter um diagnóstico das controladorias. Para isto, estabeleceu, previamente, os níveis em que elas estão. De um a cinco, a CGE/PI está no nível 3, que é intermediário. Ao final, a CGE-PI será uma referência para os outros órgãos de controle”, complementou o controlador.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar