Controlador Geral do Estado participa do I FOGESPI

Aconteceu nos dias 22 e 23/05 no Metropolitan Hotel, o I Fórum de Gestão Pública do Piauí - FOGESPI, realizado pelo Conselho Regional de Administração em parceria com o Conselho Federal de Administração.

A noite de quinta feira foi aberta pelo presidente do CRA-PI, Pedro Alencar Coutinho. Além deste, estiveram compondo a mesa, como convidados, a presidente do Tribunal de Contas do Estado Waltânia Alvarenga, o administrador Carlos Henrique Mendes da Rocha, o secretário de Administração da Prefeitura de Teresina, Charles Max, o contador Elias Cadah, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, e o Controlador Geral do Estado, Darcy Siqueira Albuquerque Júnior.

No primeiro dia de fórum foram proferidas três palestras. Primeiramente, o Dr. Fernando Coelho abordou o tema “Caminhos para a Profissionalização da Gestão Pública no Brasil”; a seguir, o promotor do Ministério Público estadual, Ruszel Lima Verde Cavalcante, falou sobre “A Gestão Profissional e Eficiente da Despesa Pública”, levantando o debate sobre necessidade de maior fiscalização da gestão pública pela sociedade e órgãos competentes. Em sua fala, Ruszel afirmou que a Emenda Constitucional n° 38, do Estado do Piauí, que altera o art. 90 da Constituição do Estado dispondo sobre os mandatos dos controladores internos de cada Poder e instituições, deve servir de exemplo para outros Estados da Federação, convocando os Conselhos Estaduais e Federal de Administração a iniciarem uma luta para aprovação, em seus estados e a nível federal, de medida semelhante. Finalizando a noite o Dr. Sandro Trescastro Bergue, auditor público externo do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, proferiu a palestra com o tema da Gestão Estratégica de Pessoa no Setor Público.

Escrito por Paulo Marcondes