CGE participa de Seminário de Construção de Controladores Sociais em Piripiri

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) vai participar, através de palestras e minicursos, do Seminário de Construção de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). O evento acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro na cidade de Piripiri.

Durante o Seminário, conselheiros do TCE, auditores de Controle Externo, membros do Ministério Público de Contas e da Controladoria-Geral do Estado, entre outros, realizarão palestras, minicursos e debates, permitindo um contato mais direto entre os cidadãos e os mecanismos do controle externo. No decorrer da programação do evento, a população poderá contribuir diretamente para a fiscalização, através de denúncias e sugestões que podem direcionar o trabalho desses órgãos.

No último dia 14 de fevereiro, o Controlador-Geral do Estado, Darcy Siqueira, proferiu no município de Valença a palestra “Fortalecendo o Controle Interno”. Já o auditor governamental Kilmer Távora Teixeira ministrou o Minicurso: “Captação de Recursos Federais e Estaduais”.

Os conselheiros Jaylson Campelo, Lilian Martins e Delano Câmara serão os palestrantes durante o primeiro dia do seminário, na terça-feira, 25, e falarão sobre temas relacionados ao funcionamento do Tribunal, a Ouvidoria como instrumento de controle e qualidade do serviço público e a atuação das câmaras municipais no controle da administração pública.

Na quarta-feira, 26, o auditor fiscal de controle externo do TCE, Vilmar Miranda, palestrará sobre as principais falhas nas prestações de contas. No mesmo dia, o Procurador de Contas do Ministério Público de Contas, Leandro Nascimento e o Controlador Geral do Estado, Darcy de Albuquerque Júnior, também palestrarão. A palestra do Controlador-Geral inicia às 9h30, e tem como presidente de Mesa Andréa Paiva, Auditora Fiscal de Controle Externo e Diretora da DFAM.

A programação conta ainda com seis minicursos, abrangendo as áreas de processo administrativo fiscal, licitações e contratos, regime próprio de previdência, retenção e recolhimentos, formação de vereadores e controle social na área educacional. O auditor governamental da CGE-PI, André Cardoso Jung Batista vai ministrar o Curso Prático de Retenção e Recolhimentos Previdenciários das 14h às 18h.

O público-alvo da palestra são os servidores municipais e profissionais liberais. O Seminário acontece no campus do IFPI de Piripiri. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Piripiri, da Escola de Gestão e Controle do TCE-PI e da União das Câmaras Municipais do Piauí (Avep).