CGE-PI participa de evento do Dia Internacional Contra a Corrupção

alt

A Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) foi representada na manhã desta segunda-feira, 09, pelo Controlador Geral do Estado, Darcy Siqueira, durante solenidade em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção. O evento ocorreu no auditório do Tribunal de Contas da União no Piauí, das 8h30 às 11h30, e contou com o apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Na ocasião, foi lançado um selo alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção.

O coordenador da ONG Força Tarefa Popular, Arimatéia Dantas, entregou durante o evento aos representantes das instituições de controle e fiscalização, uma série de denúncias de supostas práticas de corrupção em municípios no interior do Estado. A ONG realiza ações práticas contra a corrupção, o que inclui, além de aulas de cidadania, a fiscalização de contas públicas de prefeituras do Piauí. A Força Tarefa Popular, já percorreu mais de 2.608km em pouco mais de uma década de atuação.

Darcy Siqueira apresentou um vídeo institucional sobre a CGE-PI e comentou sobre o trabalho desenvolvido no órgão durante seus 10 anos de existência. Ele lembrou que a Controladoria é parceira da Rede de Controle, destacando que o Piauí tem papel de destaque no combate à corrupção, em comparação com outros Estados.

“Estamos em crescente evolução no aspecto da transparência e do controle público. A CGE-PI atua ainda no estímulo ao controle social. Somos os responsáveis pelo Portal da Transparência do Governo estadual, e buscamos cada vez mais aperfeiçoar essas ferramentas de transparência”, pontuou Siqueira, que convidou os presentes para a inauguração do novo prédio da CGE-PI, em janeiro de 2014. “Depois do incêndio de 2011, estivemos funcionando de maneira improvisada no prédio da Secretaria de Administração, mas agora iremos para o prédio próprio, junto com a ATI”.

O Controlador Geral também foi um dos convidados para participar da obliteração do selo comemorativo personalizado em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção.

O Chefe da Controladoria Geral da União no Piauí, Orlando Vieira de Castro Júnior, proferiu a palestra “Novas Perspectivas e Desafios na Prevenção e Combate à Corrupção”. Ele sugeriu que o projeto "Ficha Limpa", que impede condenados de a concorrer cargos eletivos, fosse implementado em todas as esferas do Governo, alcançando os cargos públicos municipais e estaduais. "Os órgãos de controle sofrem retaliação, por isso precisam se fortalecer. Contra a corrupção, não se pode baixar a guarda", afirmou Orlando Vieira, que sugeriu ainda a criação de um programa de defesa ao denunciante. "O cidadão hoje se vê desamparado ao fazer uma denúncia", pontuou.

Também foram proferidas palestras pelo secretário de Controle Externo do TCU no Piauí, Clemente Gomes de Sousa e pelo delegado de Polícia Federal do Piauí, Alex Raniery de Freitas Santos.

alt