Mapa do SiteOutlook Mail

CGE-PI participa de evento do Dia Contra a Corrupção

PDF Imprimir E-mail

palestra-corrupcao3

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (11), em Teresina, a solenidade alusiva ao Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado dia 09 de dezembro. Com o tema “Participação social como estratégia de combate à corrupção”, o evento contou com três palestras para que a administração pública e os cidadãos refletissem sobre a necessidade de adotar medidas mais efetivas de combate à corrupção.

Confira as palestras: 

Palestra Paulo Marcello Marques - CGU - Ouvidoria Geral da União

Palestra Lucineide Medeiros - Uespi - Participação Social

Palestra Helano Guimarães - TCU - Rede de Controle e o Controle Social

 

O evento, que aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), foi uma realização da Controladoria-Geral da União - Regional Piauí (CGU-PI) e teve apoio da Controladoria-Geral do Estado e dos órgãos que integram a Rede de Controle da Gestão Pública no Estado.

O Controlador-Geral do Estado, Darcy Siqueira, marcou presença no evento que também reuniu autoridades locais, servidores públicos do TCU, TCE, CGU, CGE, MPF, MPE, RFB, DPF, ouvidores de órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, bem como dos órgãos governamentais que já oferecem o serviço de ouvidoria ao público externo, membros representantes da sociedade civil organizada e cidadãos em geral.

O coordenador-geral de Orientação e Acompanhamento de Ouvidorias da Ouvidoria-Geral da União, Paulo Marcello Fonseca Marques, foi um dos palestrantes do dia e falou sobre o papel das ouvidorias como instrumento para a participação social. Segundo o coordenador, a grande maioria das pessoas que procuram a Ouvidoria é quem não tem representantes, portanto, é importante ter um sistema eficiente que permita a participação efetiva da população.

“Um grande problema é que o país não tem a Lei da Ouvidoria. Isso dificulta a uniformização do serviço. Alguns estados e municípios nem existe, mas com o decreto, será obrigatório ter”, observa.

palestra-corrupcao1

Durante o evento, o auditor do Tribunal de Contas da União e secretário executivo da Rede de Controle da Gestão Pública no Piauí, Helano Muller Guimarães; e a professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Lucineide Barros Medeiros também falaram sobre o tema abordando o controle social.

Para o controlador-geral do Estado (CGE-PI), o controle social tem grande importância para o combate à corrupção. “É necessário que os órgãos de controle se aproximem-se da população. Sabemos que a corrupção não se extingue, mas precisamos combatê-la. Uma das causas é a ausência de controle ou a sua insuficiência. Portanto, precisamos fortalecer os órgãos de controle e estimular a participação social”, disse Darcy Siqueira.

palestra-corrupcao4

palestra-corrupcao2

O analista de Finanças e Controle da CGU no Piauí, Edilson Correia Lima, representando o chefe da CGU no Piauí, entregou uma lembrança do Piauí ao palestrante Paulo Marcello Fonseca Marques.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar