CGE PI assina Termo de Cooperação Técnica com CGM SP

TERMO-COOPERACAO-TECNICA 2

O Controlador-Geral do Estado do Piauí (CGE PI), Darcy Siqueira, assinou na manhã desta sexta-feira (12), o Termo de Cooperação Técnica com a Controladoria-Geral do Município de São Paulo (CGM SP). O chefe da CGM SP, Mário Spinelli, esteve em Teresina para o Seminário Controle da Gestão Pública, realizado pela secretaria executiva da Rede de Controle, da qual a CGE PI, faz parte.

A parceria entre os dois órgãos de controle interno possibilitará a troca de experiências com o objetivo de desenvolver projetos e ações que possam contribuir para a prevenção e o combate à corrupção. Segundo Darcy Siqueira, uma das primeiras ações conjuntas será a disponibilização do sistema de análise patrimonial desenvolvida pela CGM SP.

TERMO-COOPERACAO-TECNICA 1

A ferramenta dá suporte a uma elaborada metodologia de análise patrimonial, que permite a identificação de servidores com evolução patrimonial incompatível com a respectiva remuneração e o mapeamento de redes de corrupção. No município de São Paulo, a metodologia foi o ponto de partida para o desmantelamento de um esquema operado por auditores fiscais da Secretaria de Finanças que desviou cerca de R$ 500 milhões dos cofres municipais, caso que ficou conhecido nacionalmente como escândalo do ISS-Habite-se.

"Implantar esse sistema será um grande desafio para a Controladoria, mas sabemos que para conseguir isso, precisamos reestruturá-la, através de lei. Esta será a nossa intenção para o próximo ano", disse o controlador.