Mapa do SiteOutlook Mail

CGE participa de treinamento sobre mapeamento de riscos

PDF Imprimir E-mail

curso-marcio-goias-mapeamentoriscos

O auditor governamental da Controladoria-Geral do Estado (CGE-PI), Márcio Rodrigo Souza, participou nesta semana de treinamento sobre mapeamento de riscos de corrupção, ministrado pela Controladoria-Geral de Goiás (CGE GO), em Goiânia.

Com base na metodologia desenvolvida pela organização Transparência Brasil, o órgão goiano criou um sistema que mostra o grau de risco em que envolve as decisões nos processos administrativos. O objetivo é atuar preventivamente na detecção, eliminação e/ou redução de situações que envolvam atos de corrupção. O treinamento foi possível através de ações do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), que fará parceria com a CGE de Goiás para implementar o sistema em outras controladorias, inclusive no Piauí.

Segundo o auditor da CGE PI, a lógica da metodologia é que, quanto mais a decisão tiver fundamentada em normas e informações tempestivas, menor será o risco de corrupção. “As decisões que não têm metodologia definida, com normas e dados estruturados, envolvem o maior risco à corrupção, porque a pessoa age com ampla discricionariedade e sem a preocupação em ser transparente”, afirmou o auditor.

O mapeamento de gestão de riscos envolve a identificação de todos os processos de trabalho do governo, desenho do fluxograma com identificação dos momentos decisórios e detalhamento de suas circunstâncias. Para cada momento decisório é aplicado um questionário para identificar os critérios usados pelo agente público. Segundo Souza, o ideal é que as decisões sejam tomadas de acordo com procedimentos formais e impessoais, com base em informações seguras e que o interesse público seja sempre visado.

O mapeamento dos riscos de corrupção é uma preocupação constante da CGE do Piauí, inclusive tendo processos já realizados pelo órgão. “No Piauí, nós já trabalhamos com mapeamento de processos e gestão de riscos. O sistema desenvolvido pela CGE de Goiás vem a facilitar nossos trabalhos, uma vez que usaremos para padronizar o mapeamento de riscos”, completa.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar