Mapa do SiteOutlook Mail

CGE orienta servidores para regularidade das obras no Estado

PDF Imprimir E-mail

Garantir a correta execução de obras e serviços de engenharia.  É com esse propósito, que a Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) capacitou, na manhã desta terça-feira (09), servidores do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Instituto de Desenvolvimento (Idepi), Secretaria de Saúde (Sesapi) e Fundação Estadual de Esportes (Fundespi).

09.06 - capacitacao-obras

Esta já é a quarta turma que recebe orientações da CGE quanto aos procedimentos a serem adotados na execução de obras. Os servidores conheceram os principais pontos que vão desde a elaboração do projeto básico até a fiscalização, o pagamento e a garantia dos serviços executados. Eles também foram alertados quanto às sanções administrativas.

“A capacitação visa sensibilizar os servidores da importância do projeto básico para obras e serviços de engenharia do Estado do Piauí. Esta peça é composta por um conjunto de elementos que define a obra ou o serviço, de tal modo que suas características básicas e desempenho almejado estejam perfeitamente definidos, possibilitando a estimativa de seu custo e prazo de execução. A ausência ou inconsistência de um dos elementos exigidos para a elaboração do projeto básico poderá ocasionar prejuízos futuros para o erário”, explicou Duanne Ruiz Holanda, gerente de Controle de Obras da CGE.

De acordo com o controlador-adjunto, Gilberto Gomes, que ministrou o treinamento juntamente com o gerente de Controle de Obras da CGE, a meta da Controladoria é capacitar cerca de 250 técnicos do Estado, entre engenheiros, arquitetos e gestores de contratos de obras.

09.06 - capacitacao-obras01

“Todos os técnicos do Governo do Estado vão participar do treinamento na área de obras públicas. Até agora, já treinamos servidores de órgãos como Setrans, Seinfra, Seduc e agora o DER, Sesapi, Idepi e Fundespi. Ainda vamos capacitar a ADH e vamos fechar com a Agespisa, na próxima semana. Com isso, vamos ter contemplado praticamente todos os atores envolvidos nesse processo de obras públicas, que é um dos problemas que a gente vem enfrentando e que a população vem reclamando. Dessa forma estamos cumprindo nossa missão institucional, que é contribuir para a eficiência da gestão pública”, disse.

O diretor-geral do DER, José Dias, participou da capacitação e destacou os benefícios do acompanhamento da CGE para a gestão das obras do Estado. “Nós entendemos que a capacitação, com parte significativa do corpo técnico, é fundamental para orientar cada um de nós, daqui para frente, para melhorar naquelas ações que competem a cada pessoa, como gestor, como diretor, como fiscal e como servidor público, de zelar pelo bom andamento e olhando para a legislação, que nos cobra e nos exige fazer dessa forma”, disse.

O diretor de Recursos Hídricos do Idepi, Geraldo Magela, também esteve no treinamento e avaliou positivamente a capacitação.  “Esta capacitação é muito positiva e proveitosa para evitar que haja problemas futuros, buscar prever os problemas e evitar que eles venham a acontecer”.

09.06 - capacitacao-obras02

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar