Mapa do SiteOutlook Mail

CGE orienta órgãos para o controle da gestão pública

PDF Imprimir E-mail

Na manhã desta quinta-feira (29), a Controladoria-Geral do Estado recebeu os novos gestores da Fundação Cultural do Estado (Fundac), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Empresa de Gestão de Recursos do Estado (Emgerpi) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com o objetivo de orientá-los sobre as demandas de início de gestão.

O controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, juntamente com o controlador-adjunto da CGE, Gilberto Gomes, deram conhecimento dos trabalhos realizados pela CGE nos órgãos, em 2014 e prestaram orientações complementares para que façam uma boa gestão.

“A CGE, como órgão central de controle interno do Poder Executivo, tem o papel de contribuir para a melhoria da gestão pública. Para isso, alinhado ao nosso planejamento estratégico, informamos os novos gestores sobre as ações da CGE realizadas nos órgãos, em 2014, buscamos saber se essas medidas foram adotadas e mostramos as providências que devem ser tomadas. Dessa forma, garantimos uma gestão mais eficiente”, informou o controlador.

Na ocasião, Darcy Siqueira reforçou a importância do controle interno nos órgãos e orientou sobre as principais responsabilidades de cada gestor. “A CGE também tem o papel de orientar os órgãos para que sigam as normas de controle interno, dentro da legalidade. Dessa forma, evita-se problemas futuros ao prestarem contas com o Tribunal de Contas do Estado”, disse o controlador.

Uma das ações imediatas da Controladoria para dar suporte aos órgãos é através do acompanhamento direto das ações nos Núcleos de Controle da Gestão. Darcy Siqueira alertou os órgãos para que cumpram o Decreto Estadual nº 11.434/2004 e criem ou retomem os Núcleos de Controle em cada órgão. Em fevereiro, os servidores e gestores dos órgãos serão capacitados para o cumprimento das legislações vigentes quanto à realização de licitações e contratos, convênios, realização de Tomada de Contas Especial, orçamentos e finanças.

Na sequência das imagens, o presidente da Fundac, Francis Lopes, juntamente com sua equipe e gerente de Convênios da CGE; Diretor-Geral do DER, José Dias e gerente de Controle de Obras da CGE; Diretor da Emgerpi, Ricardo Pontes; e Diretor-Geral do Detran, Arão Martins

fundac-cge

der-cge

emgerpi-cge

detran-cge

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar