Mapa do SiteOutlook Mail

CGE orienta Núcleos de Controle de Gestão dos órgãos

PDF Imprimir E-mail

 

reuniao-ncg1

 

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) realizou na manhã desta segunda-feira (14), uma reunião com os Núcleos de Controle de Gestão e representantes dos setores administrativos e financeiros de órgãos do Estado para fechamento das atividades do ano de 2015. Hoje, participaram representantes de cerca de 20 órgãos. As reuniões seguem nesta terça-feira (15) e quarta-feira (16), com outros Núcleos, iniciando às 9 horas, no auditório da ATI.

O encontro tem o propósito de avaliar as atividades realizadas durante o ano de 2015 e apresentar as últimas mudanças em legislações. Entre os assuntos abordados estão as novas legislações sobre Suprimento de Fundos, os prazos e procedimentos a serem adotados

no processo de encerramento do exercício financeiro de 2015, determinados em Portaria do Gabinete do Secretário de Fazenda, além de pendências no Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC).  

De acordo com a gerente de Controle Interno da CGE, Milde Lemos, este é o terceiro encontro do ano para acompanhamento das atividades e é importante para tirar dúvidas e resolver possíveis pendências.

“Neste final do ano, tiveram legislações novas como decretos sobre Suprimento de Fundos e a Instrução Normativa CGE/SEFAZ, além de decreto de patrocínio e dois decretos de Diárias. Temos recebido muitas ligações para tirar dúvidas sobre o assunto. Por isso, vamos abordar alguns aspectos das legislações. Deixo claro que não se trata de treinamento. É apenas oportunidade para esclarecer questionamentos. Hoje, vamos abordar de modo geral e em fevereiro, pretendemos realizar um treinamento, mais abrangente”, disse.

Na abertura da reunião, o controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, lembrou que os Núcleos funcionam como um braço da Controladoria e destacou as atribuições dos Núcleos de Controle.

“CGE é órgão central do controle interno do Poder Executivo e os Núcleos são o controle interno nos órgãos. Por isso, é preciso estar constantemente em relacionamento com a CGE, enviar os relatórios de atividades para sabermos o que os Núcleos estão desenvolvendo e qualquer dificuldade procurar a Controladoria. No próximo ano, pretendemos fazer monitoramento, com reuniões com gestores para que possam se comprometer a cumprir o que está estabelecido entre os Núcleos e a Controladoria”, ao ressaltar que os Núcleos devem estar preparados para atender as demandas dos órgãos. “Os Núcleos não tem só que fiscalizar, mas também orientar os gestores”, complementou.

 

reuniao-ncg6

 

Participam Núcleos de Controle de Gestão da Coordenadoria de Fomento ao Saneamento, gabinete da Vice Governadora, Gabinete Militar, Secretaria de Governo, Coordenadoria da Juventude, Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, Coordenadoria Estadual de Políticas Para Mulheres, Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer, Coordenadoria de Fomento à Irrigação, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Educação, Fundação Universidade Estadual do Piauí,  Secretaria de Cultura, Fundação dos Esportes, Fundação Rádio e Televisão Educativa do Piauí, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Instituto de Terras do Piauí, Instituto de Assistência Técnica e Ext. Rural, Agência de Defesa Agropecuária, Secretaria de Infraestrutura, Instituto de Desenvolvimento do Piauí e Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar