Mapa do SiteOutlook Mail

CGE monitora construção do Centro de Reabilitação de Parnaíba

PDF Imprimir E-mail

 

Dentro de alguns meses, Parnaíba, no litoral do Piauí receberá um Centro Especializado em Reabilitação. O Centro está em fase de construção, 25% concluída. Para garantir a regularidade da obra, o auditor governamental da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Duanne Ruiz Holanda foi designado, em dezembro de 2017, para acompanhar a construção.

cer parnaiba

De acordo com o auditor, as visitas técnicas são realizadas quinzenalmente para verificar se o andamento da obra está de acordo com o cronograma físico. Ele também considera que, nas visitas técnicas, também são avaliados os riscos de forma preventiva em aspectos como qualidade, documentação, projetos e financeiro.
“O objetivo principal é prever os riscos, inconformidades e os impactos positivos e negativos da construção do projeto durante o cronograma de execução garantindo, assim, a entrega do equipamento público para a sociedade. Nós verificamos o empreendimento em seus principais pilares: custo, qualidade, prazo e responsabilização”, disse.

O Centro oferecerá os serviços de Reabilitação Visual, Auditiva, Física e Intelectual com a realização de diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a Rede de atenção à saúde no território. A construção do Centro Especializado de Reabilitação – CER IV tem investimento de R$ 4.992.209,86 oriundos de convênio com Ministério da Saúde/Caixa Econômica Federal/SEID/SESAPI. 
Para o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, a estratégia da CGE é acompanhar de perto para garantir cumprimento de prazos e qualidade. 
“Essa obra é estratégica para o Estado do Piauí e a intenção da Controladoria é fazer fiscalizações in loco a cada 15 dias, por isso designamos um auditor para fazer esse acompanhamento. Além disso, realizamos reuniões de monitoramento, englobando a empresa construtora, a Caixa Econômica Federal, que é o órgão repassador e a Secretaria de Saúde e Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência, órgãos executores. A intenção da Controladoria é que a obra seja entregue dentro do prazo, cumprindo o cronograma de desembolso, dentro do valor inicialmente contratado”, informou.

cer parnaiba2

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, afirma que o Centro Especializado em Reabilitação de Parnaíba - Daniely Dias oferecerá um grande leque de serviços de reabilitação com capacidade para atender, em média, 700 pacientes por mês. “É um sonho que está se transformando em realidade. Com a descentralização desse tipo de atendimento no Estado, vamos diminuir o fluxo de pacientes que precisam se deslocar até Teresina, por exemplo, para receberem atendimento em reabilitação. O compromisso do Governo do Estado é de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e estamos trabalhando diariamente para que isso aconteça", destacou.

 

Para a Secretaria de Saúde, a intenção da construção do Centro é proporcionar aos cidadãos uma saúde mais inclusiva, desenvolvendo ações para os que necessitam de alguma assistência diferenciada. 

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar