CGE ministra palestra sobre controle interno para servidores do TCE

Os auditores governamentais da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Antônio Filho e Márcio Rodrigo Souza, ministraram palestra na segunda-feira (03) para cerca de 30 estagiários e novos servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

palestratce2

Antônio Filho é ouvidor do TCE e abordou sobre as matrizes de responsabilidade. Márcio Souza, gerente de Controle Interno da CGE, falou sobre controle interno no setor público.

Durante as palestras foi mostrada a atuação da CGE, como órgão central de controle interno do Poder Executivo Estadual, tomando como suporte básico, as diretrizes das legislações federal e estadual e a Lei Orgânica da Controladoria. Márcio Souza explanou sobre as últimas mudanças promovidas na instituição com base em duas estruturas de controle interno mundialmente reconhecidas e utilizadas na área de auditoria interna.

“Seguimos as três linhas de defesa estabelecidas pelo Instituto de Auditoria Interna (IIA) e a teoria do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO), que estabelece o controle interno como organismo dinâmico formado por oito componentes integrados que visam gerenciar riscos para garantir que as organizações alcancem seus objetivos. O objetivo do setor público é satisfazer as necessidades do interesse público, mas existem vários riscos que impactam para que finalidade não seja alcançada a contento. Por isso, as instituições de controle atuam para garantir que haja afinamento entre interesse público e ações de governo”, explicou.

palestratce1

Para o controlador-geral adjunto da CGE, Décio Moura, a parceria entre CGE e TCE se fortalece com a realização de cursos como esse. “É necessário que os controles interno e externo trabalhem juntos e integrados para garantir o interesse público. Eventos como esse favorecem a troca de experiências e fortalece a parceria entre CGE e TCE”, afirmou.

palestratce3

palestratce4