Mapa do SiteOutlook Mail

CGE leva conhecimento sobre controle na gestão pública a gestores em Piripiri

PDF Imprimir E-mail

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) é parceira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na realização de palestras e seminários que visem fomentar o controle social e aumentar a eficiência da gestão pública. Até sexta-feira (02), auditores governamentais participam da I Qualificação de Gestores, dentro da programação do XXXII Seminário de Formação De Controladores Sociais E Ouvidoria Itinerante, promovido pelo TCE no município de Piripiri.

seminariotce

O evento iniciou na quarta-feira (31), voltado para prefeitos, vereadores, gestores, conselheiros municipais, contadores, advogados, servidores públicos, profissionais liberais e sociedade civil.

Na abertura do evento, realizado ontem, o gerente de Controle Interno da CGE, auditor governamental Márcio Rodrigo Souza abordou a importância do Controle Interno para uma Gestão Eficiente com foco em práticas de controle para evitar irregularidades e melhorar o desempenho da gestão. 

“Atualmente, o controle interno está voltado para observar eventos passados, baseando-se em dados contábeis que não são idôneos para se fazer controle preventivo, pois mostram falhas e erros já consumados. Como o controle interno não tem papel de correição, ele perde seu sentido porque não pode punir nem ajudar. O controle interno deve ser sempre prévio, jamais posterior. Dessa forma, ele pode ajudar o gestor a tomar decisões acertadas, que sejam eficientes e legais”, explicou Márcio Rodrigo Souza ao ressaltar as ações de controle desenvolvidas pela CGE. 

“Estamos criando controle prévio orientativo, através dos manuais operacionais e controle concomitante através do Sistema Integrado de Controle Interno. Aos municípios que tiverem interesse em conhecer essas ferramentas, a CGE está aberta para parcerias”, enfatizou. 

Nesta quinta-feira (01), o auditor governamental Antônio Filho vai abordar, em um minicurso, a importância do Fiscal do Contrato na Administração Pública. Já na sexta-feira (02), o auditor governamental Kilmer Távora abordará os aspectos contratuais na Administração Pública em minicurso no turno da manhã. 

 

Foto: Ascom/TCE PI

 

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar