Mapa do SiteOutlook Mail

CGE leva conhecimento a estudantes de Parnaíba

PDF Imprimir E-mail

Na data em que se celebra o Dia do Contador (22 de setembro), a Uninassau – campus Parnaíba promoveu uma visita técnica à Prefeitura Municipal de Parnaíba, com estudantes do curso de Ciências Contábeis. A Controladoria-Geral do Estado (CGE) foi parceria do evento, com a palestra do auditor governamental da CGE, Antônio Filho sobre transparência e controle social.   

PALESTRAPHB3

“Nessa visão de que os recursos públicos estão cada dia mais escassos e as demandas são urgentes, a aplicação do dinheiro público deve ser disciplinada, pormenorizada. Hoje, os órgãos de controle, através das abordagens da Intosai, adotadas pelo TCU que disciplina normas de transparência, com a necessidade de publicitação dos atos, orientando como devem ser acompanhados os gastos, a importância dos portais da transparência, as sanções que podem ser decorrentes da inércia ou não apresentação dessas informações seja para gestores para quem detém a informação, contribuem justamente para o fortalecimento do  controle social”, explicou ao ressaltar a importância de orientar os futuros profissionais para o mercado de trabalho e ampliar o conhecimento das ações da CGE no Piauí. 

“Levamos outros conhecimentos a pessoas que, embora não morem na capital não conhecem o trabalho da Controladoria, a própria população. Hoje, mostramos a missão do contador que não é só fazer a contabilidade. É fazer acontecer a transparência, fazer com que as informações financeiras sejam bem interpretadas, é ser um alavancador das reformas e de combate à corrupção, transformar-se em agente social do controle. Já recebemos outros convites para realizar outras palestras, de modo a interagir com o controle social”, disse.

palestraphb1

De acordo com a coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Uninassau, Lidiana Fonseca, a iniciativa visa preparar estudantes para o mercado de trabalho. 

“Nessa visita técnica, os alunos tiveram a oportunidade de estarem mais próximos da realidade da profissão para qual estão se preparando. E a palestra do auditor da Controladoria foi bastante esclarecedora, pois mostrou a importância da transparência e do controle social. A contabilidade é bastante importante, nesse sentido, de divulgar informações, dar transparência aos atos administrativos, foi útil para mostrar aos acadêmicos como se comportar num ambiente ético, nessa realidade política e econômica que nos encontramos”, destacou. 

 

palestraphb2

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar