Mapa do SiteOutlook Mail

CGE lança manual prático de despesas com Suprimento de Fundos

PDF Imprimir E-mail

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) lançou na manhã desta terça-feira (18), o Manual Operacional das Despesas com Suprimento de Fundos, durante treinamento que abordou o tema. A capacitação envolveu tomadores de Suprimento de Fundos e servidores dos setores administrativo, financeiro e controle interno da Polícia Militar do Piauí e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O manual está disponível para download no site da CGE (Clique aqui para acessar).

suprimento1

O Manual contém quatro partes integradas: o mapa geral do processo, no qual são definidos os atores e as tarefas a serem executadas; as rotinas operacionais, quando se define todas as etapas necessárias para execução das tarefas; a relação de modelos, quando necessários em alguma etapa; os checklists que devem ser seguidos, seja quando da juntada de documentos ou da observância de requisitos.

O auditor governamental Darcy Siqueira ministrou o treinamento com o apoio das auditoras Rosângela Albuquerque e Teresinha Pitombeira. Na oportunidade, foram apresentadas todas as etapas do processo desde a requisição à prestação de contas.

“Nesse treinamento abordamos o assunto e mostramos que o manual possui modelos para servir de exemplo aos servidores, facilitando a aplicação desses recursos públicos de forma a padronizar os procedimentos que são feitos corretamente e corrigir aqueles que são feitos em inobservância da Lei”, afirmou o auditor Darcy Siqueira.

suprimento2

O treinamento sobre Suprimento de Fundos é apenas uma das capacitações que vem sendo realizadas pela Controladoria-Geral do Estado, no sentido de alcançar a eficiência e regularidade do gasto público. Nesta terça-feira (18), também foi realizado um treinamento sobre Tomada de Contas Especial e no próximo mês haverá o I Fórum Piauiense de Controle Interno com minicursos de interesse da Administração Pública.

De acordo com o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, é uma das diretrizes da CGE ampliar os treinamentos para servidores do Estado.

“A Controladoria está seguindo um pedido do próprio governador Wellington Dias, de promover ações preventivas junto aos órgãos. A Controladoria, como órgão central de controle interno, deve prestar supervisão, suporte e avaliação aos controles internos existentes em cada órgão do Poder Executivo Estadual”, ressalta o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Comentários  

 
0 # Cel M silva Ramos 19-10-2016 21:25
Parabenizo a CGE por esta iniciativa, seminário como este nos deixa acreditar que nosso Estado está a no caminho certo, com pessoas preocupadas com a boa aplicação dos recursos publicos. O lançamento desses aos Manuais evidencia uma gestão pautada na competência.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar