Mapa do SiteOutlook Mail

CGE e TCE firmam parceria para utilização do SINCIN

PDF Imprimir E-mail

Na manhã desta segunda-feira (16), a Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para a cessão do Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN). A CGE irá transferir a tecnologia relativa ao software SINCIN com a disponibilização dos códigos-fontes para instalação, desenvolvimento e customização do sistema para uso interno da análise prévia das despesas próprias do TCE.

Desenvolvido pela Controladoria do Piauí, a ferramenta consiste em analisar despesas por meio de um checklist, com questões baseadas nas legislações vigentes. O sistema foi implantado nos órgãos estaduais há menos de um ano e já colhe resultados positivos, uma vez que uniformiza as análises dos processos de despesa no Governo, reduz o tempo de análises, evita falhas procedimentais e garante resultados mais efetivos no controle do gasto público.

act-tce-cge3

O controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes assinou o Acordo de Cooperação juntamente com o presidente do TCE, Olavo Rebelo. Para Nuno Bernardes, a iniciativa representa um momento de reconhecimento das ações da Controladoria, uma vez que em outros estados, observa-se o caminho contrário: órgãos de controle interno buscam no controle externo ferramentas para o fortalecimento de suas ações.

“Em 2016, ao tomarmos posse na Controladoria, o Governador disse que iria avaliar nosso controle interno quanto mais primássemos pela regularidade para evitar as constatações pelo controle externo. Naquele ano, mapeamos todas as constatações feitas pelo Tribunal de Contas nos órgãos do Poder Executivo do Estado do Piauí. A partir daí começamos um trabalho maciço de desenvolver manuais, reformular nosso Sistema de Controle Interno e implementar o Sistema Integrado de Controle Interno”, lembrou ao ressaltar que o trabalho da CGE visa a primar cada vez mais pela prevenção e pela regularidade da gestão e dos atos de gestão pública.  

act-tce-cge2

“O próprio Tribunal de Contas implantar esse sistema no seu controle interno é um reconhecimento da expertise e do trabalho exitoso desenvolvido pela Controladoria. Isso é um marco na instituição e representa um grande avanço para todos os auditores e servidores que compõem essa instituição, um reconhecimento institucional dos mais admiráveis”, destacou o controlador-geral do Estado.

act-tce-cge5

Para o presidente do TCE, conselheiro Olavo Rebelo, a parceria resultará em benefícios para a gestão pública como um todo.

“Essa parceria significa muito não só para o TCE, mas para toda a gestão pública porque vem subsidiar, melhorar e muito o nosso trabalho e com certeza vai reverter em benefício da própria gestão pública”, ressaltou.

act-tce-cge4

Também participaram da reunião o conselheiro Luciano Nunes, controlador interno do TCE; Maria Valéria Santos Leal, diretora de Fiscalização da Administração Estadual; o controlador-geral adjunto da CGE, Décio Moura; gerente de Controle Interno da CGE, Márcio Rodrigo Souza; e o auditor governamental Alan Soares, que atua na Gerência de Tecnologia da Informação da CGE.

act-tce-cge1

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar