Mapa do SiteOutlook Mail

CGE e Seduc realizam capacitação dos servidores da Educação

PDF Imprimir E-mail

Fotos: Ascom/Seduc

Iniciou nesta segunda-feira (08), o 1º Fórum de Capacitação de Servidores da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), realizado pelo órgão em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE). O evento, que segue até esta terça-feira (09), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), contará com palestras que visam melhorar a gestão financeira na área da educação.

capacitacao-nuno

Segundo o auditor da CGE, Nuno Kauê, o treinamento foi um pedido da secretária de Educação, Rejane Dias. Cerca de 160 pessoas participaram do evento. “Ela pediu para que a CGE fizesse a coordenação dos palestrantes e dos temas a serem abordados. Nada melhor que capacitar os servidores mostrando a visão de quem fiscaliza. Por isso, representantes do TCE, TCU e da CGE farão as palestras. A nossa intenção é fazer uma capacitação a cada semestre nas áreas de gestão financeira, administrativa e orçamentária”, explicou o auditor da CGE.

Helder Jacobina destacou que o encontro serve para mostrar para os servidores as práticas do dia a dia de forma que a Seduc funcione dentro da legalidade. Ele destacou ainda, a importância do controle interno e da atuação dos Núcleos de Controle nos órgãos, como "braços da Controladoria". "Queremos mostrar para os servidores a importância de cumprir a legalidade das contas. O nosso objetivo é trabalhar de maneira preventiva, esse é um passo muito importante para a gestão pública", declarou Jacobina.

O controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, participou da abertura do evento, onde compôs a mesa de honra na abertura do evento, ao lado do superintendente de Gestão da Seduc, Helder Jacobina; do presidente do TCE, Luciano Nunes; do auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Helano Müller, e do auditor da CGE, Nuno Kauê.

capacitacao-darcy

Para Darcy Siqueira, a participação dos Tribunais de Contas do Estado e da União, bem como da CGE são importantes para mostrar a visão dos órgãos de controle quanto as prestações de contas. “O Tribunal de Contas da União vai mostrar a visão do controle externo e a CGE vai mostrar a visão do controle interno, de forma que possam contribuir para melhorar a gestão e não ter tantos problemas com prestação de contas”, disse o controlador.

Hoje, os servidores puderam acompanhar as palestras do auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Renato Chaves, sobre "Gestão e Fiscalização de Contratos" e do auditor Federal do TCU, Helano Muller, cujo tema foi as "Boas práticas de gestão recomendadas pelo TCU”.

Amanhã, serão abordados os temas “Gestão legal e eficiente dos recursos do Fundeb” e “Responsabilidade do servidor pelo atesto do recebimento de bens, obras e serviços”, este último, proferido pelo auditor da CGE, Nuno Kauê.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar