Mapa do SiteOutlook Mail

CGE e Escola Fazendária ministram palestra a estudantes

PDF Imprimir E-mail

Uma iniciativa que visa ampliar e disseminar a importância do controle social. Foi com esse propósito que a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Escola Fazendária realizaram na manhã desta segunda-feira (29), uma palestra sobre educação fiscal e controle social para estudantes de Ensino Médio da Escola Santa Helena.

palestra-cge-escola

O gerente de Tecnologia da Informação da CGE, Márcio Barros, apresentou o Aplicativo Gestão Transparente para os alunos, mostrando as facilidades da ferramenta e falou sobre o papel social do cidadão em acompanhar as ações do governo.

palestra-santahelena2

O coordenador da Escola Fazendária, Daniel Ferreira, também falou sobre o Programa de Educação Fiscal do Piauí que promove, há muitos anos, palestras e orientações para a sociedade sobre a importância social dos tributos e dos orçamentos públicos, bem como a necessidade de conhecer a origem, aplicação e controle dos recursos públicos.

palestra-santahelena1

Para a diretora da escola, Lilian Fabiana, levar esse conhecimento aos estudantes é engrandecedor, principalmente para os jovens como futuros formadores de opinião.

“Esses alunos estão no Ensino Médio, prestes a fazer Enem e eles precisam de dados, de informações que subsidiem a realização da prova e da redação. Nossa proposta pedagógica é não só preparar nosso aluno para o mercado profissional, mas também formar cidadãos. A palestra é importante, pois desperta neles, o senso crítico para que eles conheçam um pouco mais a realidade”.

palestra-cge-escola2

Para o controlador-geral adjunto, Décio Moura, é uma diretriz da CGE levar conhecimento para um público cada vez maior.

“Faz parte das nossas atribuições o fomento ao controle social e é nossa diretriz ampliar esse fomento, levando para a sociedade as ações de Governo e mostrando a forma que ela pode participar. Palestras como essas são importantes, principalmente para os jovens para que eles possam, desde agora, exercer o controle social”.

O Programa de Educação Fiscal é uma iniciativa da Escola Fazendária em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), Controladoria-Geral da União (CGU), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e Secretaria da Receita Federal (SRF).

Escolas interessadas em levar palestras que envolvam educação fiscal e controle social podem entrar em contato com a Escola Fazendária, por meio do telefone: (86) 3216-9600.

palestra-santahelena4

palestra-santahelena3

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar