CGE e CGU - Regional/PI discutem técnicas de realização de auditorias

CGE-CGU

Um Grupo de Trabalho formado por cinco auditores da Controladoria-Geral do Estado (CGE) tem trabalhado, nos últimos meses, na revisão do Manual de Auditoria Interna do órgão. O objetivo é uniformizar procedimentos e práticas, além de atualizá-los de acordo com as novas normas vigentes, estabelecidas pelo Instituto de Auditores Internos (IIA) . Para contribuir com os trabalhos da CGE, o analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (Regional - Piauí) Edilson Lima, participou ontem (24), da reunião do grupo.

De acordo com a coordenadora do GT, Iramara Rio Lima, a contribuição da CGU é importante para que a CGE possa alinhar suas práticas às utilizadas a nível nacional e internacional.

"Nós chegamos ao momento em que surgiram algumas dúvidas, especialmente em relação ao Relatório de Auditoria e seus desdobramentos. Por isso resolvemos fazer esse contato para troca de informações em razão da similaridade entre os nossos trabalhos, para deixar o Manual da CGE da melhor forma possível, atualizado com o que faz a CGU e também com as normas internacionais”, explicou.

Iramara disse que a CGU também está revisando o Manual, mas a substância será mantida. “Eles vão apenas acrescentar os conceitos de Governança, Risco, Controle Interno, áreas que a CGE já está considerando para elaboração do manual, conforme as normas internacionais", acrescentou.

Na ocasião, o analista da CGU- Regional/PI também apresentou alguns sistemas utilizados pelo órgão que auxiliam na realização de Auditorias e elaboração de relatórios. Também foi proposto, para um outro momento, novo encontro para que os auditores da CGE conheçam outras ferramentas utilizadas pela CGU.