Mapa do SiteOutlook Mail

CGE desenvolve ferramenta para avaliação de convênios

PDF Imprimir E-mail

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) está desenvolvendo uma ferramenta que facilitará aos auditores da CGE a análise dos convênios federais firmados pelo Estado, bem como os convênios de despesa firmados com entidades.

conveniosfederais-portaltransparencia

A proposta da CGE é facilitar o trabalho de auditoria, com a integração de dados do Sistema de Convênios Estaduais (SISCON), do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (SIAFEM) e do Sistema de Convênios Federais (SICONV).

O gerente de Tecnologia da Informação da CGE, Márcio Barros, explica que o principal objetivo é fornecer informações mais qualitativas para o embasamento dos trabalhos dos auditores.

“O atual Sistema de Convênios do Estado foi desenvolvido em uma outra realidade. Por isso trabalhos nessa ferramenta para que o auditor tenha informações mais qualitativas e de uma maneira que ele possa trabalhar melhor as informações sobre convênios. Por meio dele, será possível fazer análise do comportamento dos convênios de uma maneira geral, obter informações que permitirão aos auditores uma visão mais estratégica. A partir disso, eles podem focar seus trabalhos de auditoria naquilo que é mais relevante”, explica.

O sistema permitirá a integração de planilhas e dados, dos quais podem ser extraídas informações sobre órgãos que mais firmaram convênios federais em determinado período ou qual percentual de convênios firmados por cada órgão, por exemplo.

O controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes ressalta que a ferramenta trará resultados efetivos a todo o Governo do Estado.

“A CGE não é um fim por si só. O objetivo desta ação é municiar o governador e os secretários de Estado de informações tempestivas, confiáveis e de qualidade para que o Estado do Piauí possa adotar as ações mais eficazes para cada convênio celebrado, seja com o Governo Federal seja com prefeituras e organizações da sociedade civil”.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar