Mapa do SiteOutlook Mail

CGE capacita servidores para atuar nos controles internos dos órgãos estaduais

PDF Imprimir E-mail

Os órgãos e entidades do Governo do Estado do Piauí possuem núcleos de controles internos que ajudam a Controladoria-Geral do Estado (CGE) no trabalho de assessoramento ao gestor e controle das despesas para a qualidade do gasto público. Com o propósito de unificar procedimentos e estabelecer o uso do Sistema de Controle Interno em todos os órgãos do Governo, a CGE iniciou o Curso de Formação para Controladores Internos.

cursoformacao4

Esta é a primeira capacitação que a CGE promove para formar controladores internos nos órgãos. A capacitação iniciou nesta segunda-feira (20) com representantes de 12 órgãos e ocorrerá até a sexta-feira (24).

O controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, que fez a abertura do curso, explicou a importância de aprimorar o conhecimento desses servidores.

"Por força do normativo estadual, os servidores dos Núcleos de Controle Interno são tecnicamente subordinados à Controladoria-Geral do Estado. Então é importante que, cada vez mais, eles estejam atuando preventivamente nos órgãos sob a tutela da Controladoria, uma vez que são um braço da CGE nos órgãos, para ajudar a primar pela qualidade da gestão pública".

cursoformacao2

De acordo com o gerente de Controle Interno da CGE, Márcio Rodrigo Souza, se faz necessário a padronização das atividades dos núcleos para obter melhores resultados.

“Constatamos que não havia nos órgãos e entidades do Poder Executivo, uma padronização, um entendimento único sobre o que fazer, como fazer e qual a melhor forma de garantir a eficiência do gasto público. Por isso entendemos que para termos um sistema integrado de controle interno, precisávamos fazer um curso de formação para que todos os agentes públicos que atuem nessa área tenham a oportunidade de discutir as ferramentas e metodologias para atuar de maneira uniforme e eficiente, buscando sempre a qualidade do dinheiro público”, explicou Márcio Rodrigo, que ministrou a primeira aula da capacitação.

cursoformacao1

O curso de formação para controladores internos é dividido em cinco partes, onde serão abordados os fundamentos da Controladoria Pública; controles nas licitações e contratações públicas; execução dos contratos ou execução orçamentária-financeira; e Sistema Integrado de Controle Interno. Ao final do curso os servidores serão avaliados para certificar as pessoas habilitadas a exercer a atividade de controle nos órgãos.

Participam da capacitação desta semana servidores da Secretaria de Segurança Pública, Fundação Antares, Secretaria de Educação, Emgerpi, Emater, Maternidade Dona Evangelina Rosa, Polícia Militar, Secretaria de Fazenda, Detran, Secretaria de Saúde, DER e Controladoria-Geral do Estado.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar