CGE avalia ações na área de Tecnologia da Informação

Desenvolver mecanismos que possam facilitar o acesso às informações do cidadão e agilizar trabalhos internos da Controladoria-Geral do Estado, bem como de outros órgãos do Governo. Esses são alguns dos objetivos das atividades que estão sendo desenvolvidas pela Gerência de Tecnologia da Informação da CGE.

Nesta segunda-feira (04), a equipe da Gerência apresentou as principais atividades realizadas no primeiro trimestre de 2016 e apontou as próximas ações para este ano.

reuniao-getin5

Uma das ações da CGE foi a inclusão de novas funcionalidades no site do Serviço Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) do Governo do Estado. Hoje, o cidadão pode encontrar informações presentes no Portal da Transparência e fazer uma análise dos pedidos por meio da função estatística de acesso.

O Portal da Transparência também passou por mudanças para facilitar o acesso aos dados. A última ação foi concentrada no módulo Convênios, que já fazia parte do Portal, mas ganhou novos mecanismos de busca e análise de informações. Por meio dele, é possível, por exemplo, emitir gráficos, realizar agrupamentos, classificar os dados por ordem crescente ou decrescente e, inclusive, fazer o download dos dados nos formatos CSV, PDF e HTML.

Outro foco da CGE nesse trimestre foi o desenvolvimento de uma ferramenta de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) para aperfeiçoar os trabalhos internos. Também está em andamento o desenvolvimento de ferramentas de Business Intelligence (B.I.) nas áreas de convênios e folha de pagamento, que vão permitir uma fácil interpretação do grande volume de informações geradas no Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem).

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação, Márcio Barros, o foco para os próximos meses é aprimorar as ferramentas já existentes e auxiliar as Gerências da CGE.

“Agora, o nosso foco será na finalização do aplicativo Gestão Transparente que vamos lançar em maio e outros projetos como a ferramenta de GED, que será integrado ao Bizagi, instrumento de gerenciamento de fluxo de processos. Nós estamos notando que nossas atividades estão dando resultados, inclusive outras gerências estão se utilizando dos nossos serviços para realização de seus trabalhos. A tendência é esta, melhorar cada vez mais”, disse.

reuniao-getin2

Para o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, a tecnologia de informação é fundamental na efetividade dos trabalhos da Controladoria.

"Quanto mais se investir em tecnologia da informação, a Controladoria e os próprios auditores só têm a ganhar, pois poderão ser mais eficazes na condução de seus trabalhos, que serão realizados em um tempo menor. E uma vez que estatísticas, gráficos e demais dados sejam elaborados em menor tempo, com auxílio da tecnologia da informação, eles vão ser fornecidos de maneira tempestiva ao governador e secretários e poderão ajuda-los na tomada de decisões na área da gestão”.