Mapa do SiteOutlook Mail

CGE apresenta novas funcionalidades do Portal da Transparência ao TCE

PDF Imprimir E-mail

tce-cge

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí apresentou, nesta segunda-feira (28), aos conselheiros e procuradores do Tribunal de Contas do Estado, as novas funcionalidades do Portal da Transparência. A CGE tem realizado, nos últimos meses uma série de intervenções, com o objetivo de melhorar o acesso às informações disponibilizadas no Portal da Transparência do Estado.

O módulo de Convênios, por exemplo, possui agora uma ferramenta de pesquisa que permite criar gráficos realizar agrupamentos, classificar os dados por ordem crescente ou decrescente e, ainda, fazer download dos dados nos formatos, CSV, PDF e HTML.

O gerente de Tecnologia da Informação da CGE, auditor governamental Márcio Barros, explicou que os mecanismos de busca no módulo de Convênios tornam mais dinâmica e fácil consulta dos convênios firmados pelo Estado e acrescentou que as intervenções serão realizadas também nos módulos de servidores, de obras e de licitações.

“Estamos reestruturando o Portal da Transparência para que todas as consultas sejam feitas de maneira mais homogênea. As novas funcionalidades irão possibilitar que a sociedade acompanhe a gestão efetivamente, podendo realizar uma análise mais minuciosa das informações que estão no Portal", disse.

cge-tce1

Durante o encontro, o controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, ressaltou a evolução do Portal da Transparência do Estado, bem como os esforços da equipe técnica da CGE para melhorar a disponibilização dos dados no site.

“O Portal teve nos últimos anos, um avanço significativo saindo do 24º lugar para o 5º no índice da transparência. Para isso buscamos experiências e colocamos em prática. Foi o que nos permitiu a evolução da transparência do Estado. Agora, estamos desenvolvendo novas funcionalidades para pelo menos, manter o Estado entre os cinco mais transparentes do País. Para isso estamos contando com o apoio do Tribunal de Contas”, disse o controlador.

Para o presidente do TCE, Luciano Nunes, mecanismos de busca são bastante importantes pois facilitam o acesso às informações. “Essas ferramentas dão uma racionalidade à análise de dados, ou seja, aquelas informações que levariam muito tempo para serem cruzadas, manualmente, é possível conseguir, instantaneamente, através do instrumento que está sendo lançado. Eu considero um mecanismo extremamente importante que racionaliza a busca de dados”, considerou.

 

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar